MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Vazamentos de dados do Pix poderão acontecer com frequência. Entenda

Presidente do BC informa que vazamentos de dados do Pix poderão acontecer com frequência; pagamento instantâneo já registrou três vazamentos

Vazamentos de dados do Pix poderão acontecer com frequência. Entenda
Vazamentos de dados do Pix poderão acontecer com frequência. Entenda - Agência Brasil

Jean Albuquerque | [email protected]
Publicado em 12/02/2022, às 21h30

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Desde o lançamento da ferramenta Pix do Banco Central, os dados do sistema de transferência automática já foram vazados três vezes. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou neste sábado (11) que os vazamentos de dados do Pix poderão acontecer com frequência. De acordo com ele, os casos registrados até agora são de grau leve, e a instituição financeira está tomando medidas para que as ocorrências sejam mínimas. 

“Como nós entendemos que esse mundo de dados vai cada vez crescer mais exponencialmente, os vazamentos vão acontecer com alguma frequência. Não querendo banalizar os vazamentos, porque vamos atacar todos os vazamentos para que eles sejam o mínimo possível”, disse o presidente do BC. 

+ Aprenda 4 dicas simples para evitar erros como o PIX da Globo

Pix já teve dados vazados três vezes após lançamento 

O presidente da autoridade financeira, Campos Neto, esclarece que as informações vazadas até o momento não incluem senhas e movimentações financeiras. Os vazamentos são dados que podem ser obtidos publicamente. 

“A gente tem vazamento, às vezes, que é nome e CPF. Nome e CPF estão no talão de cheque da pessoa. Você tem, às vezes, o vazamento de telefone, que a chave é o telefone celular, mas grande parte das pessoas tem o telefone celular aberto, você entra em um sistema de consulta, bota o nome e acha o telefone”, detalhou Campos Neto.

Ele disse ainda que a instituição tem adotado uma postura transparente ao comunicar os vazamentos sempre quando acontecem. No entanto, ainda na semana passada, o BC informou que não divulgará mais os casos de exposição de dados de chaves Pix por meio de avisos, apenas listando os incidentes em sua página na internet.

Saiba como se proteger de fraudes no Pix 

O JC dá dicas sobre como se proteger de fraudes usando a ferramenta de pagamento instantâneo do Banco Central. 

  • Desconfie de contatos duvidosos pelo Whatsapp
  • Não clique em links enviados por e-mail ou aplicativos
  • Verifique links e remetentes de e-mails
  • Confira antes de cadastrar suas chaves PIX

Um golpe que tem acontecido com frequência é a clonagem de números de telefone e WhatsApp. Por isso, é preciso estar atento a pedidos de transferência de dinheiro ou transferência bancária por meio do aplicativo.

* Com informações da Agência Brasil 

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.