MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Proposta quer aumentar segurança em transferência Pix. Saiba como

Projeto “Lei de Segurança Pix” tramita no senado e quer aumentar aumentar a segurança em transferência Pix; dados do Pix já foram vazados três vezes

Proposta quer aumentar segurança em transferência Pix. Saiba como
Proposta quer aumentar segurança em transferência Pix. Saiba como - Agência Brasil

Jean Albuquerque | [email protected]
Publicado em 10/02/2022, às 21h06

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Desde o lançamento da ferramenta Pix do Banco Central, os dados do sistema de transferência automática já foram vazados três vezes. Um projeto de lei quer aumentar aumentar a segurança em transferência Pix, denominado como “Lei de Segurança Pix”, a proposta do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), a PL 133/2022,  foi apresentada nesta quarta-feira (9). 

O parlamentar quer evitar crimes, já que bandidos enxergam na ferramenta um grande grande potencial para aplicar golpes, em que as vítimas são sequestradas e mantidas em cárcere privado até terem suas contas bancárias esvaziadas. Para o senador, os criminosos pensarão duas vezes antes de sequestrar diante deste dispositivo legal.  

+ Vazamento de chaves Pix: saiba como se proteger

Medida aumenta segurança em transferência Pix. Entenda 

A proposta deve criar mecanismos que aumentem a segurança em transferência Pix, que permite a rápida recuperação de valores transferidos por meio de fraude cometida pela ferramenta do Banco Central. Além da criação de uma senha de segurança para a utilização pela vítima de sequestro-relâmpago. A senha permite a realização da transferência, mas ao mesmo tempo, emite um alerta ao banco. 

"Ouvi muitos casos sobre golpes aplicados por estelionatários usando a ferramenta do Pix, para cometer crimes de ordem financeira, estelionato e até mesmo crimes hediondos como sequestros, a fim de fazer a pessoa sequestrada refém e libertá-la somente depois de esvaziar suas contas, usando a ferramenta que hoje está em quase todos os smartphones dos brasileiros que tenham uma conta bancária e usam o Pix como forma de pagamento. Por isso, decidi criar a Lei de Segurança do Pix", explicou. 

Aluguel de contas bancárias para cometer crimes. Saiba mais 

O parlamentar Chico Rodrigues (DEM-RR) ainda ressaltou que existem pessoas alugando suas contas bancárias para que criminosos recebam os valores oriundos de golpes. Sendo eles por aplicativos de mensagens ou pela venda enganosa via internet, recebendo um percentual por este serviço. 

Para as pessoas que emprestam suas contas com essa finalidade, ele explica ainda que elas deverão ser penalizadas com o encerramento da conta na instituição, a inclusão nos cadastros de restrição de crédito e banimento mínimo de um ano para reabrir uma outra conta. 

* Com Agência Senado 

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.