MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Aprenda 4 dicas simples para evitar erros como o PIX da Globo

JC explica como evitar golpes mais comuns e o que fazer para não cometer erros simples como o PIX da Globo. Confira as 4 dicas simples; entenda

Aprenda 4 dicas simples para evitar erros como o PIX da Globo
Aprenda 4 dicas simples para evitar erros como o PIX da Globo - Agência Brasil

JEAN ALBUQUERQUE | [email protected]
Publicado em 06/02/2022, às 15h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A transferência realizada por engano pela Globo no valor de R$ 318 mil para uma conta diferente do destinatário, no final do ano passado, acendeu o alerta para alguns cuidados a serem tomados na hora de realizar uma transferência PIX. Aprenda 4 dicas simples para evitar erros como o PIX da Globo

O caso só veio a público na última sexta-feira (5) quando a emissora entrou na justiça para reaver o valor de R$ 318.600,40. Após entrar em contato com o homem que recebeu a quantia por engano, ele informou não ter como realizar a devolução, já que teria investido o dinheiro em um imóvel. 

+ Vazamento de chaves Pix: saiba como se proteger

Vazamento de chaves Pix: como saber se meus dados vazaram?

O Pix, uma das opções de pagamentos mais usadas pelos brasileiros, tem facilitado as transações bancárias no país. O meio eletrônico do Banco Central (BC) é instantâneo e possibilita a transferência entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. No entanto, o anúncio de vazamento de chaves Pix tem preocupado usuários. 

O BC registrou o terceiro vazamento de dados desde que o sistema começou a operar. Os dados de “natureza cadastral” relacionados com o PIX de clientes da instituição financeira Logbank Soluções em Pagamentos S/A foram vazados, de acordo com informações prestadas pelo Banco Central na última quinta-feira (3). Os dados cadastrais de 2.112 chaves PIX, contendo o nome do usuário, o CPF e a instituição de relacionamento e o número da conta, foram vazados. 

Aprenda 4 dicas simples. Saiba como evitar erros 

Com o erro do PIX da Globo, o JC dá dicas para evitar equívocos com o meio de pagamento instantâneo. Confira:

  • Desconfie de contatos duvidosos pelo Whatsapp
  • Não clique em links enviados por e-mail ou aplicativos
  • Verifique links e remetentes de e-mails
  • Confira antes de cadastrar suas chaves PIX

Um golpe que tem acontecido com frequência é a clonagem de números de telefone e WhatsApp. Por isso, é preciso estar atento a pedidos de transferência de dinheiro ou transferência bancária por meio do aplicativo.

Não clicar em links enviados por e-mail ou aplicativos, evitar esse tipo de situação previne a clonagem do celular da vítima. No caso dos links e remetentes de e-mails, torna-se necessário verificar esses endereços para evitar colocar seus dados em sites falsos ou enviá-los por e-mail para uma pessoa que pode agir de má fé, por isso a importância da verificação com muita atenção aos links e para quem você está realizando a transferência, bem como os e-mails respondidos.  

As chaves PIX precisam ser conferidas antes da realização da transferência, para não acontecer o que aconteceu com o PIX da Globo. Além desse tipo de cuidado, é necessário antes de cadastrar uma chave PIX, certificar-se que o usuário está em um canal oficial do seu banco, como o aplicativo, internet banking, agências físicas ou central de atendimento. 

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.