MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Novo RG: carteira de identidade digital começa a ser emitida em março

Carteira de identidade digital permite reunir CNH, título de eleitor, CPF, Carteira de Trabalho e outros documentos; Conheça as vantagens do novo RG e quem serão os primeiros contemplados

Novo RG vai reunir diversos documentos, permitir inclusão de nome social e trá mais segurança
Novo RG vai reunir diversos documentos, permitir inclusão de nome social e trá mais segurança - Divulgação TSE

Mylena Lira | [email protected]
Publicado em 09/02/2022, às 18h49

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Finalmente, o novo RG vai virar realidade muito em breve. Os cidadãos brasileiros esperam há anos a disponibilização de um documento de identificação que reuna CPF, título de eleitor e carteira de trabalho, eliminando, assim, a necessidade de carregar diversos papéis toda vez que uma ocasião exigir. Essa é uma das vantagens da nova carteira de identidade digital.

O novo RG será emitido a partir de 1º de março de 2022. Porém, nesta etapa de implementação do Documento Nacional de Identidade (DNI), será disponibilizado somente aos servidores da Justiça Eleitoral e de outros órgãos públicos, como forma de melhorar a experiência do usuário e aprimorar o processo, sengundo divulgou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira, 8 de fevereiro de 2022.

Na sequência, os mineiros serão os próximos a terem o gostinho de usar a nova carteira digital. Os residentes de Minas Gerais terão acesso ao novo RG em agosto. O estado foi escolhido em decorrência de acordo de cooperação firmado com o Instituto de Identificação local. Ao longo do ano, cidadãos em outras unidades da federação poderão emitir a carteira de identidade digital, que estará disponível para toda a população a partir de fevereiro de 2023.

Como o próprio nome diz, o novo RG não será impresso em papel, como ocorre hoje. A carteira de identidade digital será gerada a patir de aplicativo gratuito, que utilizará tecnologias do TSE e do Serpro, empresa pública de processamento de dados. O app estará disponível para smartphones e tablets com sistema operacional Android e iOS.

Vantagens do novo RG: carteira de identidade digital

Inúmeras são as vantagens do novo RG. Destacam-se, entre elas:

  • acesso facilitado aos cidadãos a outros serviços públicos, como a realização digital da prova de vida para o INSS;
  • auxiliará na identificação do cidadão para a concessão de benefícios sociais e adesão a programas federais;
  • maior segurança contra a falsificação da carteira de identidade;
  • possibilidade da declaração múltipla de filiação;
  • inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil;
  • declaração de gênero não binário;
  • permite reunir diversos documentos: título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, CNH, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep;
  • poderão constar, ainda, indicativos para pessoas com necessidades especiais e o Código Internacional de Doenças (CID).

É importante ressaltar que todas as informações extras são facultativas. Desta forma, cabe ao cidadão decidir por incluir os registros complementares que julgar pertinente no novo RG.

Como emitir a nova carteira de identidade digital?

O novo RG poderá ser obtido somente por quem já fez o cadastramento biométrico (coleta de foto e das impressões digitais) na Justiça Eleitoral ou em institutos de identificação parceiros. Assim, a carteira de identidade digital só poderá ser solicitada por pessoas que tiveram as impressões digitais inseridas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).

Após instalar o aplicativo do DNI (Documento Nacional de Identidade), o cidadão deverá preencher um pré-cadastro informando: CPF; nome; filiação; data de nascimento; endereço de e-mail; número do telefone e senha de sua escolha. Depois, é só finalizar a solicitação em um ponto de atendimento, físico ou virtual, disponível.

Uma das funcionalidades do DNI é a conferência por meio da leitura digital do QR Code, o que aumenta a verificabilidade do documento e dificulta que uma pessoa possa se passar por outra no momento de se identificar. Essa leitura poderá ser feita com o próprio aplicativo do novo RG.

*Com informações do TSE

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.