MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Despesas rurais serão financiadas por Caixa e Sicoob. Entenda

Crédito para as despesas rurais beneficiam produtores e garante os custos com as atividades agrícolas no segundo semestre da safra 20211/2022

Despesas rurais serão financiadas por Caixa e Sicoob. Entenda
Despesas rurais serão financiadas por Caixa e Sicoob. Entenda - Freepik

Jean Albuquerque | [email protected]
Publicado em 10/02/2022, às 20h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As despesas rurais para financiar as atividades agrícolas do segundo semestre da safra 2021/2022, a safra verão, que se estende de fevereiro a junho, serão financiadas pela Caixa Econômica Federal e Sicoob (Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pelo presidente do banco estatal, Pedro Guimarães.

No caso do Sicoob, o anúncio foi feito aos cooperados e os valores chegam a mais de R$ 4 bilhões para cerca de 6 milhões de produtores rurais. A entidade espera atingir o total de R$ 25 bilhões em crédito que será concedido durante a safra 21/22, que começou em julho do ano passado. 

+ Mercado de carbono: Brasil quer ser referência mundial para se beneficiar de créditos globais

Financiamento das despesas rurais impulsiona a produção agrícola. Entenda 

Com a garantia do financiamento das despesas rurais, os produtores terão dinheiro para a compra de insumos produtivos, que beneficia principalmente o plantio de soja, café, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz. 

A Caixa não chegou a divulgar o montante a ser investido, mas colocou à disposição dos produtores rurais até o fim deste semestre o valor total, além de garantir que haverá dinheiro suficiente para ajudar a custear as lavouras e o agronegócio, possibilitando aos produtores comprar os insumos necessários ao plantio.

Linhas de crédito para custear despesas rurais

No caso da Caixa, os valores disponibilizados pelo banco estatal serão usados para três linhas de crédito diferentes. A primeira, destinada para pequenos produtores rurais que são enquadrados no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), tendo taxas de juros a partir de 3% ao ano. O segundo, voltado para o Pronampe (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural), com taxa de 4,5% ao ano e para outros contratos,  taxa de 6,5%. Já a terceira, é uma linha de financiamento nova, com recurso das cadernetas de poupança e taxas de juros de 9,5% ao ano. 

“Pelo que sabemos, há uma relativa escassez de financiamento ao agronegócio. Por causa disto, pela demanda, por conversas que tivemos com vários clientes , estamos lançando agora [a linha de custeio antecipado] que planejávamos lançar no final de fevereiro”, informou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, ao anunciar a oferta de crédito antecipada em ao menos 20 dias. 

Nova linha de crédito rural 

O banco estatal também anunciou a criação de uma nova linha de financiamento rural, com recursos das cadernetas de poupança e taxas de juros de 9,5% ao ano, sem a cobrança da taxa referencial (TR). Guimarães ainda disse que a nova modalidade de crédito, conhecida como Funding Poupança, irá oferecer aos produtores rurais taxas de juros atrativas sem impactar o crédito imobiliário que o banco já disponibiliza, movimentando recursos da poupança.

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.