MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Falta apenas um mês para o Enem 2022: confira o que vai cair na prova

Mais de 3,3 milhões de pessoas estão inscritas para o Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio). Faltando apenas um mês para a prova, veja o que vai cair na prova e dicas de preparação

Jovens abraçados com mochila nas costas
Jovens abraçados com mochila nas costas - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

[email protected]

Publicado em 13/10/2022, às 18h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Falta apenas um mês para a primeira prova do Enem 2022. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 3,3 milhões de pessoas estão inscritas para o Exame Nacional do Ensino Médio, que será promovido nos dias 13 e 20 de novembro.

O Enem é usado como forma de acesso ao ensino superior. As universidades públicas selecionam alunos com boas notas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Já as universidades privadas concedem bolsas de estudo de 50% e 100% via Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, quem deseja empréstimo do Fies, que pode ser quitado após se formar, também precisa fazer o Enem.

Como nas duas últimas edições, o Enem 2022 terá a versão impressa e a versão digital. Porém, a maioria optou pela forma tradicional: 3.331.566 farão a prova em papel e 65.066, em computador. A maioria dos inscritos é mulher (61,3%) e tem 18 anos (23,4%).

+Não perca o Auxílio Brasil: veja o passo a passo para atualizar o Cadastro Único

O que cai na prova do Enem 2022?

O exame é composto por quatro grupos de disciplinas, além de redação. Confira cada uma delas:

  • Ciências Humanas: geografia, história, filosofia e sociologia;
  • Linguagens e Códigos: língua portuguesa, literatura e língua estrangeira;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: biologia, química e física;
  • Matemática e suas Tecnologias; e
  • Redação (um texto de prosa dissertativo-argumentativo).

No dia 13 de novembro, os estudantes vão resolver 45 questões de Ciências Humanas, 45 perguntas de Linguagens e Códigos e escrever a redação. No segundo domingo, em 20 de novembro, o exame cobrará a resolução de mais 90 questões com conteúdo sobre Ciência da Natureza (45) e Matemática (45).

O Inep ainda vai envia o Cartão de Confirmação da Inscrição com informações sobre os locais de prova, mas também pode ser acessado diretamente no site do instituto.

+Cadastro Positivo de Condutores: motoristas já podem receber benefícios

Dicas de preparação para o exame

Faltando apenas um mês para o Enem 2022, o estudante deve intensificar o treino para a redação. Quem tem dificuldade ou quer dicas extras de como escrever uma redação nota 1.000, pode consultar as cartilhas do participante disponíveis no site do Inep, com orientações de como estruturar o texto da redação e explicações sobre a correção.

No página do instituto, o aluno também consegue acessar todas as provas e os gabaritos de edições anteriores. Resolver questões é parte fundamental da preparação. Afinal, no dia do exame, você vai resolver questões. Então, não limite seus estudos à leitura de textos ou visualização de vídeos.

Além de treinar a concentração e a disposição, pois precisará responder 90 questões em cada dia, os testes servem para fixar o conteúdo e familiarizar você com a forma de cobrança dos assuntos. Para testar os conhecimentos, os estudantes podem acessar gratuitamente o Questões Enem.

Trata-se de um banco preparado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que reúne questões de provas de anos anteriores. No sistema, é possível escolher quais áreas do conhecimento se quer estudar. O banco seleciona as questões de maneira aleatória.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.