MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Como dormir melhor? Aprenda técnicas naturais e infalíveis

Como parte da estatística das pessoas insones, um médico testou técnicas comprovadas cientificamente de como dormir melhor. Veja quais são e como usá-las

Mulher dormindo
Mulher dormindo - Freepik

Glícia Lopes

[email protected]

Publicado em 13/12/2022, às 13h01

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O descanso necessário para nosso corpo influencia diretamente na nossa saúde e comportamento. É comprovado cientificamente que dormir bem pode ajudar até na prevenção de doenças. Para saber como dormir melhor é importante estar atento a hábitos essenciais que impactam a forma como você vai acordar no dia seguinte.

Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), um terço da população brasileira convive com a insônia. O cenário ficou pior com a pandemia: 70% do país passou a ter insônia, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto do Sono, de São Paulo. Ainda, estima-se que cerca de 30% a 40% das pessoas vão sofrer de insônia em alguma fase da vida.

Para além do mal estar gerado por uma noite de sono mal dormida, a insônia contribui consideravelmente para o surgimento de diversas doenças, como:

  • Hipertensão;
  • Obesidade;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Dislipdemia (aumento de gordura no sangue);
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Fadiga.

Entre as vantagens de uma noite bem dormida, um estudo realizado pela American Heart Association incluiu o sono nas diretrizes para o bom funcionamento cardiovascular, apontando que dormir bem melhora a saúde do coração.

+++ Zolpidem: saiba quais calmantes naturais podem substituir o medicamento

Técnicas naturais e infalíveis de como dormir melhor

O apresentador da série de saúde Just One Thing, da BBC, o médico Michael Mosley, testou técnicas comprovadas cientificamente de como dormir melhor. O resultado foi disposto em uma reportagem publicada também pela BBC News Brasil, demonstrada a seguir.

Ritmo da respiração: a primeira técnica apontava para o ritmo da respiração. A recomendação é respirar lentamente e de forma profunda, fazendo com que a respiração entre em um ritmo constante, expirando por mais tempo do que inspirou. Outra recomendação é respirar no ritmo 4-2-4: inspirar contando silenciosamente até quatro, segurar contando até dois e enfim soltar contando até quatro. Utilizar a respiração abdominal é também uma alternativa: colocando uma mão no peito e outra pouco abaixo da caixa torácica.

Se esquentar para se resfriar: segundo Mosley, tomar um banho ou uma ducha morna antes de deitar também pode ajudar o sono a chegar mais rapidamente. Isso porque quando você aquece partes do corpo, principalmente mãos e pés, os vasos sanguíneos que irradiam calor começam a se dilatar. Isso faz com que chegue mais sangue à superfície da pele, acelerando assim a perda de calor, o que influencia no resfriamento do corpo, agindo como um sinal para dormir. Uma bolsa de água quente ou meias quentes podem alcançar o mesmo feito.

Cama é lugar de descansar: de acordo com a reportagem da BBC, Colleen Carney, diretora do Laboratório de Sono e Depressão da Universidade Metropolitana de Toronto, no Canadá, aponta que quando não está conseguindo dormir enquanto deitado na cama, o correto é se levantar até que se sinta sonolento, a fim de romper a associação negativa com a cama, lugar marcado pela insônia. Assim, caso não funcione, a dica é sair da cama várias vezes e ir a um lugar aconchegante e silencioso, para fazer algo pouco estimulante. Desse mesmo modo, deve-se evitar a cama para ver TV, usar celular ou usar o notebook, por exemplo.

+++ Está com problemas no sono? Confira 7 plantas medicinais para dormir melhor

Insônia: o que saber para a prova de Residência Médica

Pensando em se preparar para a Residência Médica? Que tal conferir o artigo que o Blog da Medcel preparou para você? Com ele, você confere o que é necessário saber sobre a insônia para estudar para a prova de R1. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.