MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Está com problemas no sono? Confira 7 plantas medicinais para dormir melhor

Para um dos males do século, a insônia, a alternativa muitas vezes é recorrer a plantas medicinais para dormir melhor. Confira 7 dicas que preparamos

Plantas medicinais
Plantas medicinais - Freepik

Glícia Lopes

[email protected]

Publicado em 01/09/2022, às 15h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A insônia é caracterizada tanto pela falta de sono, quanto pela noite “mal dormida”, quando se acorda muitas vezes ou se tem um sono conturbado. Como muitos remédios para dormir possuem uma gama de efeitos colaterais, algumas pessoas optam por alternativas mais naturais, indo em busca de plantas medicinais para dormir melhor. Embora possam ajudar na melhora da qualidade do sono, devem ser utilizadas com cuidado e acompanhamento profissional, já que nem tudo que é natural deve ser usado de forma desordenada.

Um terço da população brasileira convive com a insônia, segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS). Com a pandemia, o Brasil viu esse problema se agravar, afetando cerca de 70% da população do país, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto do Sono. O pior é que quem não tem o problema um dia vai ter, já que cerca de 40% das pessoas vão sofrer de insônia em alguma fase da vida, segundo a pesquisa.

A melatonina, conhecida como o hormônio do sono, está associada ao funcionamento do metabolismo e possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que combatem os radicais livres e evitam o surgimento de doenças cardiovasculares. Quando não há uma qualidade no sono podem surgir doenças como:

  • Hipertensão;
  • Obesidade;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Dislipdemia (aumento de gordura no sangue);
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Fadiga.

+++ Não coma isso se você quer dormir melhor

Confira 7 plantas medicinais para dormir melhor

  1. Kava-kava (Cava-cava, Kawa-kawa ou Kava): É utilizada na medicina tradicional contra quadros de ansiedade, agitação ou tensão, por ter um efeito semelhante ao de ansiolíticos que regulam a atividade do neurotransmissor GABA, o ácido gama-aminobutírico, responsável por inibir o sistema nervoso central, controlando a agitação desordenada. Por isso, tem-se conhecimento sobre seu efeito na melhora do sono.
  2. Passiflora: também conhecida como a flor do maracujá, possui efeito calmante, contra a insônia, sintomas de menopausa e inflamações, devido à presença de flavonoides, glicosídeos, alcaloides, cumarinas, antocianinas e aminoácidos. Também atua no GABA e ajuda a regular o ciclo do sono, melhorar o estado de ânimo, diminuir a ansiedade e o estresse.
  3. Erva-de-são-joão: é conhecida por ajudar a combater a depressão, ansiedade e outros transtornos de humor por seu efeito calmante. Essa planta medicinal contém substâncias, como a hipericina e a hiperforina, que podem ajudar a restabelecer o funcionamento do cérebro, regulando a atividade do sistema nervoso central. É também conhecida como hipericão ou hipérico.
  4. Valeriana: é uma opção de medicamento fitoterápico, utilizado no combate à depressão, ansiedade e estresse. Contém os ácidos valerênico e isovalérico e, por isso, possui efeitos ansiolíticos e sedativos, que auxiliam na indução do sono e reduzem a tensão nervosa.
  5. Camomila: das mais conhecidas no tratamento da insônia, esta planta também conta com propriedades ansiolíticas, calmantes, indutoras do sono, anti-inflamatórias e antioxidantes, antiespasmódicas, cicatrizantes e antimicrobianas, devido à presença dos compostos fenólicos, glicosídeos e óleos essenciais.
  6. Mulungu: esta erva medicinal também regula a agitação do sistema nervoso central e seu chá possui propriedades calmantes, anti-inflamatórias, antitérmicas, analgésicas, anticonvulsivantes e hipotensivas.
  7. Erva-cidreira: esta planta é rica em compostos fenólicos e flavonóides que regulam a atividade do neurotransmissor GABA, combatendo a agitação do sistema nervoso central, garantindo efeitos calmantes que melhoram a qualidade do sono. Além disso, possui propriedades sedativas, relaxantes, antiespasmódicas, analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes.

+++ Eleito o melhor remédio para dormir, o lemborexant deve chegar ao Brasil em breve

Insônia: o que saber para a prova de Residência Médica

Pensando em se preparar para a Residência Médica? Que tal conferir o artigo que a Medcel preparou para você? Com ele, você confere o que é necessário saber sobre a insôniapara estudar para a prova de R1. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.