MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Viagem e trabalho? Veja 5 profissões para quem adora viajar pelo mundo

Para os brasileiros, viajar é mais importante do que achar o grande amor, comprar um carro ou ganhar uma promoção no trabalho; confira algumas oportunidades de profissões para quem adora viajar pelo mundo

Mulher trabalha em praia paradisíaca
Mulher trabalha em praia paradisíaca - Divulgação

Mylena Lira | [email protected]
Publicado em 06/02/2022, às 15h37 - Atualizado às 16h18

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O brasileiro prefere viajar ao encontrar o verdadeiro amor (74%) ou mesmo a comprar um carro novo (62%). Conhecer um novo lugar está na frente até mesmo do desejo de ganhar uma promoção no trabalho para a maioria dos cidadãos canarinhos (51%), segundo pesquisa* divulgada pelo Booking.com. E que tal aliar viagem e trabalho? Existem profissões que te pagam para conhecer novos lugares. Nesse artigo, o JC Concursos lista cinco profissões para quem adora viajar pelo mundo.

É certo que a Pandemia do coronavírus restringiu a circulação de pessoas, tendo em vista as medidas de isolamento social impostas com vistas a barrar o avanço da doença Covid-19. No entanto, muitos países aceitam a entrada de brasileiros ao apresentar o comprovante com o ciclo completo de vacinação. Isso permite não só turistar, mas até mesmo trabalhar em outros lugares do globo.

Entre os países que recebem pessoas vindas do Brasil, desde que totalmente vacinadas, estão os Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Reino Unido, França e Espanha, de acordo com o mapa de restrições de viagem da Skyscanner. É importante sempre conferir as regras específicas de cada nação antes de comprar a passagem aérea. Confira abaixo cinco profissões para quem adora viajar pelo mundo:

1 - Guia de turismo

O profissional formado em turismo tem a oportunidade de trabalhar em agências com destinos nacionais e internacionais e, assim, precisar se deslocar para acompanhar grupos de turistas. Desta forma, a probabilidade de fazer viagens com frequência é grande. Entre as funções de quem atua na área também está elaborar, organizar e divulgar roteiros de turismo, o que também pode demandar deslocamentos para realizar o planejamento dos eventos sob a sua supervisão. Existem cursos superiores de Turismo com ensino a distância. Em geral, exige-se o domínio de inglês, entre outras línguas estrangeiras, ao interessado nessa atividade. Saiba mais sobre o profissional de turismo clicando aqui.

2 - Piloto, aeromoça ou comissário de bordo

Ao conduzir as pessoas aos seus destinos de viagens, o piloto de avião também viaja! O profissional tem chance de conhecer os lugares para onde voa entre uma escala de trabalho e outra. Muitas vezes, o piloto precisa pernoitar no local para fazer um novo voo só no dia seguinte. Assim, ficará livre para explorar a cidade. O mesmo vale para aeromoça e comissário de bordo, outras profissões para quem adora viajar pelo mundo.

Em geral, é necessário um piloto a mais, além do piloto principal e do copiloto, mas podem ter mais a depender das normas de cada país quanto ao número máximo de horas que cada profissional pode trabalhar e da duração do voo. A habilitação exige diversas etapas, entre elas curso (teórico e prático) em uma escola de aviação homologada pela ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil), curso de Piloto Comercial de Avião, prova na ANAC e acumular horas de voo como experiência. Remuneração média ultrapassa R$ 16 mil.

3 - Fotógrafo

É possível atuar como fotógrafo em uma redação de jornal ou agencia de notícia e ir atrás de imagens em diversas partes do globo, a depender do tipo de cobertura fotográfica que realize. Também há a opção de trabalhar de forma autônoma, inclusive escolhendo o nicho de viagens para fotografar. Assim, o profissional pode criar as próprias oportunidades de cliques e depois vender as suas imagens de lugares paradisíacos ou inusitados no mercado de turismo nacional ou internacional.

4 - Trabalhar em navio de cruzeiro

Navio de cruzeiro engloba muitas profissões para quem adora viajar pelo mundo. As temporadas de cruzeiros foram retomadas, após ser suspensa por conta da Pandemia, e existem muitas oportunidades aos que pretendem receber para viajar. Além de garçom, camareira, ajudante de cozinheiro e pessoal para serviços em geral, há a necessidade de jornalistas, fotógrafos, animadores e até profissionais do turismo. Caso a folga do tripulante coincida com o momento em que o cruzeiro parar no porto de alguma cidade para os turistar conhecerem o local, o profissional também pode desembarcar em passear.

Segundo o Guia do Estudante, os requisitos básicos são estudar língua estrangeira, principalmente o inglês, e obter um certificado da Marinha com permissão para trabalhar a bordo do navio. Inúmeras agências especializadas atuam com o recrutamento de pessoal para trabalhar em cruzeiros. Em geral, a carga de trabalho é alta, mas é uma chance de ser remunerada e ainda não precisar gastar com deslocamento e hospedagem, já que dormirá em alojamento no interior do próprio navio.

5 - Influenciador digital de viagens

Uma das profissões do momento é a de influenciador digital. Em linhas gerais, é o responsável por produzir conteúdo para as redes sociais (Instagram, Tik Tok, Youtube, entre outras) e, assim, interferir, muitas vezes de forma sutil, nas escolhas do seu público ao indicar produtos e/ou serviços que valem ser consumidos ou contratados por quem acompanha a página.

Muitos são os perfis que atuam no segmento de turismo e hotelaria. Ao se jogar nessa atividade, no começo, é preciso ter uma reserva de dinheiro para bancar as viagens. Porém, na medida em que o influenciador ganha engajamneto em suas publicações e atrai um número maior de pessoas para o perfil, a tendência é ser convidado para viajar e se hospedar de forma gratuita. A empresa que faz o convite (agência de turismo ou hotel, por exemplo) e banca a viagem ganha ao ter a marca divulgada no perfil do profissional, o que pode atrair novos clientes.

Não é exigida uma formação específica para se tornar influenciador digital de viagens, umas das várias profissões para quem adora viajar pelo mundo. Porém, é indicado ter conhecimento mínimo em fotogafia (um bom smartphone pode dar conta), edição de imagens e vídeos, além de marketing digital. Carisma e desenvoltura à frente das câmeras, além de sinceridade no momento de avaliar os locais visitados (sem exagerar nos elogios só porque foi convidado), também são essenciais para manter um público cativo e fazer o perfil na rede social crescer.

*a pesquisa encomendada pelo Booking.com ouviu mais de 28 mil pessoas no ano passado. Foram entrevistados adultos em 28 países diferentes, entre eles o Brasil.

++++Acompanhe outras notícias sobre concurso público, carreiras e empregos no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.