Gastos deduzidos no imposto de renda 2022 dependem de regras e parâmetros estabelecidos pelo órgão federal; declaração acontece entre 02 de março a 30 de abril
JEAN ALBUQUERQUE | [email protected]
Publicado em 25/01/2022, às 15h39
Ao declarar o Imposto de Renda 2022, o contribuinte tem a chance de receber parte do valor pago com impostos por meio da restituição. Esses tipos de descontos são conhecidos como deduções, que ajudam a diminuir o valor do tributo ou concede uma restituição do seu IR.
Para receber desconto ou restituição do Imposto de Renda 2022 faz-se necessário levar em consideração regras e parâmetros estabelecidos nas deduções dos brasileiros que precisam fazer a declaração. A declaração precisa ser feita por um grupo específico.
Muitos brasileiros ainda têm dúvida ou não sabem como fazer a declaração do Imposto de Renda 2022. No passado, o informe só poderia ser feito apenas por um contador. A Receita Federal vem modernizando o serviço e liberou um programa para realizar a declaração de 2022. Por meio do portal oficial do órgão, o contribuinte pode ter acesso ao programa, informar os dados necessários e realizar o envio.
Em relação aos gastos, eles levam em consideração regras e parâmetros estabelecidos pelo órgão federal. Veja lista de gastos:
LEIA TAMBÉM
Em relação aos gastos com saúde, são os realizados para tratamento hospitalares, cirurgias plásticas, fisioterapia, planos de saúde, tratamentos dentários, cadeiras de rodas e etc.
No caso de gastos com educação que são deduzidos no Imposto de Renda 2022, são despesas com educação superior, ensino médio e fundamental, além do ensino técnico e outros similares. Já quando utilizados para previdência privada o cálculo do IR pode reduzir em até 12%. Quando os gastos são realizados com pensão alimentícia, ela só é dedutível se for estabelecida em decisão judicial e somente o valor determinado. As doações no âmbito federal, estadual ou municipal, o contribuinte pode direcionar até 6% do imposto para esses fundos. Neste caso em específico, esse valor vai ser abatido do imposto pago.
Os contribuintes que desejam realizar a declaração do imposto de renda 2022 têm o prazo para Declaração de Renda de Pessoa Física (DIRPF) entre 02 de março e 30 de abril. Para realizar a operação é necessário estar atento aos dados de preenchimento, bem como informar todos os gastos realizados no ano anterior. A sonegação de informações pode resultar em fraude, gerando multa e outros problemas no futuro.
+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.