MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Réu por improbidade administrativa, ex-diretor da PRF se aposenta aos 47 anos

Ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques, foi aposentado com direito a salário integral; decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta (23)

Silvinei Vasques, de 47 anos, fala durante evento
Silvinei Vasques, de 47 anos, fala durante evento - Carolina Antunes PRF - Ex-diretor da PRF é aposentado
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 23/12/2022, às 14h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Réu por improbidade administrativa na Justiça Federal do Rio de Janeiro, o ex-diretor da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Silvinei Vasques, de 47 anos, foi aposentado. O DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (23) traz uma portaria com a aposentadoria voluntária do ex-comandante da corporação. 

O benefício é concedido com "integral de rendimentos e paridade correspondente ao efetivo abono de trabalho". Inscrito na PRF desde 1995, Vasques é contribuinte da Previdência Social há 27 anos. Vasques pode se aposentar porque se beneficia da regra vigente quando entrou no órgão federal, que lhe permitiram encerrar a carreira com 20 anos de atividade policial, independentemente da idade.

+ IBGE divulga IPCA-15 de dezembro, prévia da inflação, com uma alta de 5,90% em 2022

Réu na Justiça do Rio de Janeiro 

O ex-diretor foi indiciado por má administração na Justiça Federal do Rio de Janeiro, acusado de solicitar votos ilegalmente para o presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais durante a última campanha presidencial. Vasques também é investigado por ter orientado a PRF a criar uma série de empecilhos no dia do segundo turno das eleições. Em um vídeo que circulou no dia da eleição, vários eleitores nordestinos que utilizavam o transporte público reclamaram que não conseguiam chegar aos locais de votação.

O descumprimento da PRF em suspender o bloqueio logo após o resultado do segundo turno também foi objeto de investigação, e o Ministério Público Federal disse que há indícios de motivação política no caso.

Exonerado do cargo 

No último dia 20 de dezembro, Silvinei Vasques, diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi exonerado do cargo. A demissão foi assinada pelo ministro da Casa Civil de Bolsonaro, Ciro Nogueira. 

Vasques está sendo investigado por omissão e improbidade administrativa durante as Eleições de 2022. Enquanto ocupava o cargo da PRF, Silvinei participou de eventos públicos oficiais, concedeu entrevista em veículos de comunicação, bem como fez publicações em suas redes sociais usando da imagem da instituição para apoiar Bolsonaro na campanha eleitoral. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.