MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Reajuste de servidores: veja categorias que serão beneficiadas com o aumento

Pressionado pela greve do funcionalismo público, o governo decidiu conceder o reajuste de servidores em 5%; Saiba quais foram as categorias beneficiadas

Reajuste de servidores: veja categorias que serão beneficiadas com o aumento
Reajuste de servidores: veja categorias que serão beneficiadas com o aumento - Divulgação

Jean Albuquerque | [email protected]
Publicado em 13/04/2022, às 21h02

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Após servidores terem deflagrado greve pressionando o governo federal a conceder reajuste para o funcionalismo público. Nesta quarta-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu conceder o reajuste de servidores em 5%. Veja as categorias beneficiadas com o aumento. 

O custo da medida é de aproximadamente R$ 6 bilhões em 2022, o que pode fazer com que possa haver cortes em outras áreas. A decisão veio em meio a promessas de reajustes depois de meses e a pressão do Palácio do Planalto na equipe econômica nos últimos dias para tentar uma definição ainda nesta semana. 

+++ Confirmado! PT aprova indicação de Alckmin para vice de Lula; Veja

Reajuste de servidores: saiba quais categorias serão beneficiadas 

Em meio a greve do funcionalismo, o governo resolveu conceder o aumento de 5% a todos os servidores federais e não apenas para algumas carreiras, como a dos policiais, que já vinha sendo anunciada a contemplação do reajuste desde janeiro deste ano. 

No entanto, o Orçamento de 2022, que já foi contingenciado em março, só tem uma reserva de R$ 1,7 bilhão para os reajustes ou a reestruturação de carreiras de servidores neste ano. O teto de gastos impede que o crescimento das despesas federais seja superior à inflação. Por este fato, com o reajuste dos servidores, outras áreas irão perder recursos. 

O reajuste tinha sido prometido apenas para as carreiras policiais, que é considerada a base eleitoral de Bolsonaro — segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, em desvantagem em relação ao ex-presidente Lula (PT). 

Um aumento salarial para este grupo era visto como essencial para a ala política de apoio ao presidente, embora à época tenha causado desgaste e uma onda de reação de outras categorias do funcionalismo público. 

Seriam beneficiados os servidores da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O presidente havia defendido que, não havendo consenso, o reajuste só seria aplicado em 2023.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.