MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Confirmado! PT aprova indicação de Alckmin para vice de Lula; Veja

O Diretório Nacional do PT, aprovou nesta quinta-feira (13), a indicação de Alckmin para vice de Lula para disputar as eleições em outubro deste ano

PT aprova indicação de Alckmin para vice de Lula
PT aprova indicação de Alckmin para vice de Lula - Paula Zwicker/AI Geraldo Alckmin

Jean Albuquerque | [email protected]
Publicado em 13/04/2022, às 20h07

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O nome do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), para a vaga de vice na chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já vinha sendo anunciado há algum tempo e especulado pela mídia brasileira. Os rumores se confirmaram. 

Nesta quarta-feira (13) foi aprovado pelo Diretório Nacional do PT, a indicação de Alckmin para vice de Lula. A aliança entre os partidos para a disputa das eleições presidenciais em outubro, tinha sido anunciada na semana passada, mas precisava passar por uma análise do diretório do partido.

+++ Governo amplia pontos de internet do programa Wi-Fi Brasil para escolas públicas

PT aprova indicação de Alckmin para vice de Lula; Saiba mais 

Mesmo com a aprovação, os partidos só devem oficializar a pré-candidatura da chapa apenas em maio. Também em reunião, o PT aprovou a federação com o PCdoB e o PV. As legendas tomaram a decisão ainda no mês passado, mas precisavam de uma aprovação formal do Diretório. 

Lei da criação das Federações Partidárias foi aprovada em agosto de 2021

O Congresso Nacional em agosto de 2021 estipulou a Lei das Federações Partidárias. Os partidos agora passam a se unirem em uma federação, antes das eleições e devem permanecer nesse formato por no mínimo quatro anos, o que representa o período dos mandatos, além de ter um estatuto conjunto e comportamento coerente de sua bancada. 

Quais serão os próximos passos? Entenda 

A chapa Lula-Alckmin só deve ser oficializada entre os dias 4 e 5 de junho, período em que acontece o encontro nacional do partido. Por meio dela, os delegados das siglas avaliam as candidaturas eleitorais. O encontro nacional tinha aprovado, mesmo com Lula preso em Curitiba (PR), a candidatura do petista ao Planalto. 

Antes desse momento, é esperado que Alckmin possa estar ao lado de Lula em um ato no dia 7 de maio. O tratamento internamente do evento considera o lançamento da pré-candidatura do ex-presidente. Os membros do partido dizem que o encontro será apenas uma formalidade. Neste caso, os apoiadores da aliança com Alckmin terão a maioria no encontro. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.