MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | saúde | Sociedade | youtube jc

Confirmado! PT aprova indicação de Alckmin para vice de Lula; Veja

O Diretório Nacional do PT, aprovou nesta quinta-feira (13), a indicação de Alckmin para vice de Lula para disputar as eleições em outubro deste ano

Jean Albuquerque | [email protected]
Publicado em 13/04/2022, às 20h07

PT aprova indicação de Alckmin para vice de Lula
PT aprova indicação de Alckmin para vice de Lula - Paula Zwicker/AI Geraldo Alckmin
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

O nome do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), para a vaga de vice na chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já vinha sendo anunciado há algum tempo e especulado pela mídia brasileira. Os rumores se confirmaram. 

Nesta quarta-feira (13) foi aprovado pelo Diretório Nacional do PT, a indicação de Alckmin para vice de Lula. A aliança entre os partidos para a disputa das eleições presidenciais em outubro, tinha sido anunciada na semana passada, mas precisava passar por uma análise do diretório do partido.

+++ Governo amplia pontos de internet do programa Wi-Fi Brasil para escolas públicas

PT aprova indicação de Alckmin para vice de Lula; Saiba mais 

Mesmo com a aprovação, os partidos só devem oficializar a pré-candidatura da chapa apenas em maio. Também em reunião, o PT aprovou a federação com o PCdoB e o PV. As legendas tomaram a decisão ainda no mês passado, mas precisavam de uma aprovação formal do Diretório. 

Lei da criação das Federações Partidárias foi aprovada em agosto de 2021

O Congresso Nacional em agosto de 2021 estipulou a Lei das Federações Partidárias. Os partidos agora passam a se unirem em uma federação, antes das eleições e devem permanecer nesse formato por no mínimo quatro anos, o que representa o período dos mandatos, além de ter um estatuto conjunto e comportamento coerente de sua bancada. 

Quais serão os próximos passos? Entenda 

A chapa Lula-Alckmin só deve ser oficializada entre os dias 4 e 5 de junho, período em que acontece o encontro nacional do partido. Por meio dela, os delegados das siglas avaliam as candidaturas eleitorais. O encontro nacional tinha aprovado, mesmo com Lula preso em Curitiba (PR), a candidatura do petista ao Planalto. 

Antes desse momento, é esperado que Alckmin possa estar ao lado de Lula em um ato no dia 7 de maio. O tratamento internamente do evento considera o lançamento da pré-candidatura do ex-presidente. Os membros do partido dizem que o encontro será apenas uma formalidade. Neste caso, os apoiadores da aliança com Alckmin terão a maioria no encontro. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.