MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Quer estudar em Portugal? Veja como

Diversas universidades do país aceitam a nota do Enem como porta de entrada para o ensino superior de Portugal

Bandeira de Portugal
Bandeira de Portugal - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

[email protected]

Publicado em 13/12/2022, às 10h12 - Atualizado às 10h16

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A procura por residência no país europeu vem aumentando nos últimos tempos, seja por brasileiros como norte-americanos e europeus de países vizinhos. Isso é devido a segurança, clima ameno e a qualidade de vida que Portugalpode oferecer.

Uma das maneiras possíveis de imigrar para Portugal é através de um intercâmbio ou graduação no ensino superior. De acordo com a Direção-Geral das Estatísticas da Educação e da Ciência, nos anos letivos de 2020/2021, estavam inscritos 411.995 estudantes no ensino superior português. Esse número representa um aumento de 4% em relação ao ano anterior. Desse número, aproximadamente 47 mil são estudantes internacionais e deste montante, 17 mil alunos, cerca de 37,5%, são brasileiros.

Teve um aumento de 179% de estudantes internacionais no país em relação a 2015, um dos principais motivos é a qualidade e reconhecimento das universidades portuguesas, já que o país possui seis instituições que estão entre as 600 melhores em todo mundo de acordo com a Academic Ranking of World Universities 2022 (Rank Mundial de Universidades de 2022, em tradução livre).

Abertura para mercado de trabalho europeu

O advogado luso-brasileiro Bruno Gutman explica que muitos brasileiros vem optando por Portugal porque além da experiência em viver no exterior, o diploma português abre portas para o mercado de trabalho europeu, já que é reconhecido e válido em toda União Europeia (UE).

Bruno ainda destaca que quem tem interesse em estudar no país, as notícias são boas, já que a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é aceita em diversas instituições portuguesas como forma de ingresso. Na maioria dos casos, não é nem preciso realizar outro exame ou prova.

+++ Quer trabalhar fora do Brasil? Saiba como procurar emprego no exterior

"As universidades têm fases de candidaturas exclusivas para os brasileiros que queiram utilizar as notas do Enem, desde que não tenham dupla cidadania (portuguesa ou de um Estado Membro da União Europeia) nem familiares com a mesma condição, e não residam em Portugal ininterruptamente há mais de dois anos", finaliza.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.