MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Enem 2022: exame pode ser usado para estudar em universidades estrangeiras

Estudantes brasileiros podem usar a nota do Enem 2022 para estudar em universidades no exterior; saiba como

Países estrangeiros aceitam o Enem como exame de admissão
Países estrangeiros aceitam o Enem como exame de admissão - Agência Brasil
Victoria Batalha

Victoria Batalha

[email protected]

Publicado em 18/11/2022, às 10h37 - Atualizado às 10h43

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022) será aplicada neste domingo, 20. A prova serve como porta de entrada em universidades estaduais e federais através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni), assim como o financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Porém, o Enem também pode ser usado como porta de entrada para universidades estrangeiras. O processo seletivo depende de cada instituição e também do país. Portugal é um dos países que aceita mais facilmente o exame como uma forma de ingresso.

Algumas instituições de ensino superior dos Estados Unidos mencionam o Enem como uma maneira de ingresso. Assim como universidades do Reino Unido e Canadá. Porém, a maioria das universidades aceita a prova e mais algum outro exame de admissão, usando o Enem apenas como uma nota complementar.

+++ Enem 2022: uso de máscaras ainda é obrigatório

Universidades que aceitam o Enem

A Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, foi a primeira a aceitar o Enem como porta de entrada. Atualmente, são 50 universidades portuguesas que aceitam a nota do exame. O sistema de peso de cada nota também varia de acordo com a instituição de ensino, sendo diferente do que é no Brasil.

Outras instituições portuguesas que aceitam o Enem são a Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade do Algarve, Instituto Politécnico do Cávado e do Avre (IPCA) e o Instituto Politécnico de Leiria.

Algumas universidades do Reino Unido, como Oxford, Kingston e Bristol também aceitam o Enem. Porém, é preciso fazer o vestibular local. A nota do Exame Nacional do Ensino Médio é somada com a fluência em inglês, histórico escolar do ensino médio e outras atividades extracurriculares.

Nos Estados Unidos, a New York University, também aceita a nota do Enem, isso é possível porque a instituição recebe candidaturas de muitos estudantes estrangeiros que não foram preparados para fazer o SAT ou ACT (vestibulares norte-americanos).

A Universidade de Toronto, no Canadá, aceita que o candidato brasileiro apresente o Enem, mas também é preciso anexar junto o diploma do ensino médio. Além disso, é preciso somar outros tipos de pontos para a sua candidatura.

Porém, é importante lembrar que diferente do que é no Brasil, muitas faculdades e universidades estrangeiras são pagas, então ser aceito nessas instituições não significa gratuidade. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não oferece bolsas ou financiamentos para estudantes brasileiros que foram aprovados em universidades no exterior.

Siga o JC Concursos no Google News

Sobre INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

+ Resumo do Concurso Enem 2022

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Até R$ 85,00
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Organizadora: INEP
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

10/05/2022 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
21/05/2022 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
13/11/2022 Prova Adicionar no Google Agenda
20/11/2022 Prova Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.