MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Prisão especial para quem tem ensino superior pode estar com os dias contados; Entenda

A prisão especial, prevista no Código de Processo Penal, dá direito a quem tem diploma superior a aguardar o trânsito em julgado de ação penal em cela individual, apartado dos demais presos

Presos com mãos na grade, fechada com cadeado
Presos com mãos na grade, fechada com cadeado - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

[email protected]

Publicado em 21/11/2022, às 19h02

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A manutenção da prisão especial pode estar com os dias contados. O instituto, previsto no Código de Processo Penal, dá direito a quem tem diploma superior a aguardar o trânsito em julgado de ação penal em cela individual, apartado dos demais presos. Porém, o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa acabar com esse benefício.

O julgamento começou na última sexta-feira (18) no plenário virtual do STF. O relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes, e a ministra Cármen Lúcia votaram para derrubar o direito à prisão especial. A decisão foi dada no âmbito da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) apresentada em 2015 pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

No relatório, Moraes escreveu que o benefício é inconstitucional e fere o princípio da isonomia. Ele ressaltou que os tratamentos normativos diferenciados são compatíveis com a Constituição Federal quando verificada a existência de uma finalidade razoavelmente proporcional ao fim visado.

"No tocante ao direito à prisão especial de natureza cautelar, a previsão de estabelecimentos diversos para o recolhimento provisório também visa a preservar a integridade e incolumidade de seus destinatários, considerada a existência de vulnerabilidades de algumas pessoas sob custódia que as colocam sob um perigo maior de serem afetadas em seu bem-estar físico e/ou psíquico quando colocadas em convivência comum com os demais presos, recomendando, portanto, a sua segregação", afirmou Moraes.

"É o que ocorre, por exemplo, com os presos provisórios que, antes de serem recolhidos na prisão cautelar, exerceram profissões ligadas à administração da justiça criminal ou atividades públicas políticas e administrativas, e que podem vir a sofrer vingança, retaliação ou intimidação no convívio comum com outros presos", explicou o ministro.

Em seu voto, Moraes reforçou que manter a segregação entre presos que não tiveram acesso a universidades e os que se graduaram é fortalece desigualdades, especialmente em uma nação tão socialmente desigual como a do Brasil, em que apenas 11,30% da população geral possui ensino superior completo.

+Auxílio Brasil pode voltar aos R$ 400? Veja impasse sobre valor do Bolsa Família em 2023

Votação foi suspensa

Um dia após o início do julgamento, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a análise da ação porque o ministro Dias Toffoli pediu vista e paralisou, assim, o andamento do processo. O STF não tem prazo para retomar o julgamento. Uma nova data dependerá de quando Toffoli devolverá o pedido de vista e apresentará seu voto.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.