MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Pesquisa Datafolha aponta cenário estável para presidente; Lula mantém vantagem

Para vencer no primeiro turno, como Lula espera, ele precisaria obter mais da metade do total de votos válidos. Em um eventual segundo turno, o petista poderia vencer Bolsonaro, mostra Datafolha

Lula também venceria bolsonaro em um eventual segundo turno, mostra Datafolha
Lula também venceria bolsonaro em um eventual segundo turno, mostra Datafolha - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 15/09/2022, às 21h34

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Faltando menos de 20 dias para o primeiro turno das Eleições 2022, o Instituto Datafolha divulgou uma nova pesquisa eleitoral para presidente nesta quinta-feira (15). De acordo com o levantamento, o cenário se mantém estável. Lula (PT) mantém vantagem.

O ex-presidente Lula (PT) tem 45% dos votos no primeiro turno da eleição presidencial, seguido por Jair Bolsonaro (PL) com 33%. Ciro Gomes (PDT) 8% e Simone Tebet (MDB) 5%. Levando em conta a margem de erro de dois pontos, Lula hoje está entre 46% e 50%. Para vencer no primeiro turno, como o ex-presidente espera, um candidato precisaria obter mais da metade do total de votos válidos, excluindo os nulos e os brancos, padrão oficial que define a eleição.

Em relação à investigação anterior do Datafolha, 9 de setembro, Lula permaneceu inalterado. O índice de Bolsonaro, por outro lado, oscilou de 34% para 33% – uma diferença de 12 pontos. Ciro oscilou de 8% para 9%, Tebet 5% como na semana passada e Soraya Thronicke (União Brasil) de 1% para 2%.

+++Quase 20 milhões de pessoas estão aptas a receber vale-gás nacional

Lula também venceria bolsonaro em um eventual segundo turno, mostra Datafolha

Quando o cenário é projeto para o segundo turno, Lula (PT) tem 54% (+1) das intenções de voto. Bolsonaro (PL) aparece logo atrás com 38% (-1). Brancos e Nulos são 7% e indecisos: 2%. À medida que as chances de uma vitória em 2 de outubro continuam, a campanha do PT reforçou a orientação para filiados e militantes buscarem votos para Lula na fase final da campanha.

A principal pressão veio de eleitores anunciando seu apoio a Ciro, o que irritou os candidatos do PDT. O ex-ministro, que já foi aliado de Lula e que hoje o critica duramente, atacou publicamente as secretarias do PT por defender votos úteis para persuadir seus eleitores a migrar para o PT.

A pesquisa entrevistou 5.926 pessoas em 300 cidades entre 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Este levantamento está registrado no TSE sob o número BR-04099/2022.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.