MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Médicos pelo Brasil: governo anuncia 529 vagas. Veja quantos médicos os Estados irão receber

O Programa Médicos pelo Brasil que substituiu os Mais Médicos anuncia oferta de contratação para 529 profissionais, entre médicos e tutores; Saiba mais

Médicos pelo Brasil: governo anuncia 529 vagas
Médicos pelo Brasil: governo anuncia 529 vagas - Divulgação

Jean Albuquerque | [email protected]
Publicado em 18/04/2022, às 20h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (18), o governo federal anunciou a contratação de 529 profissionais de saúde — médicos e tutores — para a primeira etapa do programa Médicos pelo Brasil, que substituiu o programa criado na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o Mais Médicos. 

O programa será finalmente oficializado após três anos do lançamento do programa Médicos pelo Brasil, em 1º de agosto de 2019. A iniciativa prevê a entrada dos médicos estrangeiros ou brasileiros que obtiveram formação no exterior. No entanto, para participar do programa o profissional precisa passar pela aprovação do exame Revalida, que concede legalidade ao diploma de outro país. 

+++ Loteria da Caixa: governo autoriza criação de novo jogo chamado +Milionária; saiba mais

Médicos pelo Brasil: saiba quantos profissionais serão contratados 

A estimativa do governo é a de que até o final de abril, cerca de 1,7 mil profissionais sejam convocados e 4,6 ao longo do próximo ano, para realizar atendimento em quase 2 mil cidades brasileiras, de acordo com o Ministério da Saúde. 

O secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Rafael Parente, durante cerimônia no Planalto afirmou que “quanto mais distante, maior será o salário. Inclusive, os distritos indígenas vão pagar R$ 6 mil a mais, que, junto com os outros benefícios, o salário pode passar de 30 mil reais por mês". 

Segundo o Ministério da Saúde, o governo federal já investiu cerca de R$ 783,6 milhões no programa. Os profissionais serão pagos dentro das normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além de oferecer benefícios adicionais para aqueles que se dispuserem a trabalhar no interior do País. 

Veja quantos médicos os estados irão receber 

O Ministério da Saúde também divulgou uma tabela com a distribuição dos médicos por Estado do país. Confira:

Médicos pelo Brasil distribuídos por Estados

Imagem: Ministério da Saúde/Divulgação 

Médicos pelo Brasil substituiu o Médicos pelo Brasil do governo PT

Criado em 2013 para atender às regiões remotas do país com baixa cobertura médica, sem a necessidade de revalidação do diploma. O Mais Médicos surgiu durante o governo do Partido dos Trabalhadores (PT). 

Na campanha presidencial de 2018, o presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou duramente a participação de profissionais cubanos sem diploma brasileiro.    

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.