MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

MEC divulga número de inscrições confirmadas para o Enem 2022; aumento de 11,6%

As duas versões da prova do Enem serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. Nome social no Enem pode ser solicitado entre 23 e 28 de junho

Nome social no Enem pode ser solicitado entre 23 e 28 de junho
Nome social no Enem pode ser solicitado entre 23 e 28 de junho - Agência Brasil

Pedro Miranda* | [email protected]
Publicado em 03/06/2022, às 19h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o número de inscrições confirmadas para a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Este ano, foram processadas 3.396.597 inscrições para a prova, um aumento de 11,6% em relação à edição do ano passado. O total é correspondente às duas versões do Enem, tanto a impressa quanto a digital.

Do total de participantes confirmados para o Enem, 2.028.353 (59,72%) estão isentos da taxa de inscrição e 1.368.244 (40,28%) são pagantes. Tendo em conta, entre outras circunstâncias excepcionais, a existência de instituições bancárias para processamento de pagamentos, processos judiciais, comissões de reclamações, estes dados são considerados preliminares até serem finalizados.

Destes, 3.331.531 participaram da versão impressa e 65.066 participaram da versão digital. O Instituto Nacional de Educação Anísio Teixeira (Inep) aplicará as duas versões da prova do Enem nos dias 13 e 20 de novembro.

+++Pesquisa eleitoral: Lula dispara entre eleitores com até dois salários mínimos

Nome social no Enem pode ser solicitado entre 23 e 28 de junho

A partir da próxima terça-feira (7), os candidatos que solicitaram atendimento especializado poderão visualizar os resultados de suas candidaturas. No mesmo dia, inicia-se o período de recurso para os participantes cujos pedidos sejam indeferidos. Os candidatos que pretendam receber tratamento por nome social podem candidatar-se entre os dias 23 e 28 de junho. A situação da inscrição pode ser verificada na Página do Participante.

O Enem avalia o desempenho escolar dos alunos ao final da educação básica. Com mais de duas décadas de existência, tornou-se um dos principais portais do ensino superior do Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação.

Instituições de ensino públicas e privadas usam o Enem para selecionar alunos. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar no processo seletivo, além de servirem de parâmetro para obtenção de auxílios governamentais, como os auxílios do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.