MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Pesquisa eleitoral: Lula dispara entre eleitores com até dois salários mínimos

Lula se mantém na frente na corrida eleitoral à presidência do Brasil. Petista também venceria Bolsonaro no segundo turno, aponta pesquisa; confira

Lula também venceria Bolsonaro no segundo turno
Lula também venceria Bolsonaro no segundo turno - Ricardo Stucker/Instituto Lula

Pedro Miranda* | [email protected]
Publicado em 03/06/2022, às 19h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em mais uma pesquisa sobre a corrida eleitoral à presidência do Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém à frente com 45% das intenções de voto. Logo atrás está o atual presidente do país, Jair Bolsonaro (PL) com 34%. Com as eleições marcadas para o dia 2 dois de outubro, o candidato petista dispara na frente com intenção de votos de eleitores com até dois salários mínimos.

Em relação a anterior da XP/Ipespe, Lula teve um ponto superior à da última pesquisa do instituto, divulgada em 20 de maio. Bolsonaro também subiu dois pontos, com margem de erro de 3,2%. Em seguida, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 8% e a senadora Simone Tebet (MDB) com 3%. O deputado federal André Janones (Avante) e o ex-governador de São Paulo João Dória (PSDB) responderam por 2%. O tucano anunciou na segunda-feira (23) que estava se retirando da disputa.

Pablo Marçal (Pros), Felipe d'Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC), Luciano Bivar (União Brasil) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram - embora tenham sido mencionados, não chegaram a 1%. Leonardo Péricles (UP) foi incluído no questionário, mas não foi mencionado por nenhum eleitor.

Brancos, nulos ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 3%. Os indecisos representam 2% dos entrevistados.

+++Ministério da Saúde prorroga Campanha de Vacinação contra gripe e sarampo; veja novo prazo

Lula também venceria Bolsonaro no segundo turno, aponta pesquisa

Caso as eleições sejam disputadas no 2º turno, Lula também continuaria na frente do atual presidente do Brasil com boa margem. O Instituto perguntou: “Se houver segundo turno na eleição para Presidente e os candidatos fossem esses que vou ler, qual dos dois o(a) Sr(a) votaria para presidente?”

De acordo com as respostas coletadas pela XP/Ipespe, Lula foi o mais citado com 53% de intenções dos votos e Bolsonaro com 35%. Brancos, nulos ou não saberiam em quem votar, somam mais de 12% em um eventual cenário de 2º turno.

Foram ouvidas 1.000 pessoas por telefone entre 23 e 25 de maio. A pesquisa, encomendada pela XP Investimentos, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-07856/2022. A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

Neste sentido, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.