MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Manifesto pede mais investimento no SUS para atendimento de pessoas com câncer

A desatualização das remunerações de hospitais conveniados estaria “afastando” as instituições dos contratos de atendimento de pessoas com câncer

Hospital A.C. Camargo chegou a encerrar atendimentos de pessoas com câncer pelo SUS
Hospital A.C. Camargo chegou a encerrar atendimentos de pessoas com câncer pelo SUS - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 19/08/2022, às 19h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A situação para pessoas com câncer em relação ao atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) tem ficado mais difícil a cada dia. Nesta sexta-feira (19) um manifesto foi lançado, no qual pede mais investimentos na rede pública de saúde para que sejam disponibilizadas mais vagas para tratamentos de pacientes com a doença.

Segundo o manifesto, a desatualização das remunerações de hospitais conveniados está “afastando” as instituições dos contratos de atendimento pelo sistema público. “Precisamos de políticas públicas sérias e comprometidas com os mais pobres que não podem pagar por uma assistência à saúde”, enfatiza o documento que chama atenção para o crescimento do número de casos da doença. “Se nada for feito, o câncer será a primeira causa de morte até 2030”.

Nesta sexta, as Organizações não governamentais (ONGs) e pacientes oncológicos também se reuniram e realizaram um protesto pelos direitos dos pacientes com câncer que dependem do SUS. De acordo com as entidades, mais de 600 mil brasileiros são vítimas de câncer todos os anos, e o número vem crescendo desde a pandemia de Covid-19.

+++ Falha técnica: usuários da Apple devem fazer atualização de emergência; veja como

Hospital A.C. Camargo chegou a encerrar atendimentos de pessoas com câncer pelo SUS

No início desta semana, o hospital A.C. Camargo anunciou que deixaria de atender pacientes do SUS a partir de dezembro. A referência de tratamento do câncer na cidade de São Paulo, mantida pela Fundação Antônio Prudente há quase 70 anos, aponta a defasagem nos níveis salariais como um dos principais motivos da interrupção do atendimento no sistema público.

Mas, nesta quinta (18) a prefeitura e o governo de São Paulo conseguiram convencer a direção do hospital a manter o acordo. De acordo com o protocolo, o A.C. Camargo deve atuar em pacientes de alta complexidade. A Prefeitura e Governo do Estado complementarão o valor entregue pelo SUS.

Assinam o manifesto as organizações não governamentais Somos todas uma. Projeto Mechas do Amor, Projeto DIVAS, Instituto Tribo do Bem, Amor Rosa, Apaixone-se por Si, Cláudia Amigas do Peito, Unaccam, Você não está sozinha, GAMA Instituto, Quimioterapia e Beleza, Instituto Brasil+ Social, Projeto Driblando o Câncer, Rosa Mulher e Por nós mesmas.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.