MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Governo anuncia parceria com Microsoft para uso gratuito de plataforma na educação pública do Brasil

A primeira versão da plataforma deverá ser disponibilizada à educação pública ainda no mês de maio. Cerca de 138 mil escolas públicas serão beneficiadas

A plataforma deverá ser disponibilizada à educação pública ainda no mês de maio
A plataforma deverá ser disponibilizada à educação pública ainda no mês de maio - Agência Brasil

Pedro Miranda* | [email protected]
Publicado em 18/04/2022, às 21h02

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O governo federal anunciou um acordo entre o Ministério da Educação (MEC) e a empresa de tecnologia Microsoft para a disponibilização gratuita de uma plataforma para a educação pública brasileira. O acordo de Cooperação Técnica deve facilitar e integrar soluções para instituições de ensino federal, estadual, distrital ou municipal que desejarem.

Com a medida, serão beneficiadas cerca de 138 mil escolas públicas e mais de 38 milhões de alunos. O MEC pretende oferecer a primeira versão da plataforma à educação pública ainda no mês de maio, que incluirá a solução Office 365 Educacional A1 (versão nuvem), além de outras soluções de mercado de grandes provedores de tecnologia.

Esta é a primeira parceria do MEC para consolidar um ecossistema inovador e soluções de educação digital sob responsabilidade do Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicação.

+++Loteria da Caixa: governo autoriza criação de novo jogo chamado +Milionária; saiba mais

Medida pretende aproximar educação pública com provedores de tecnologia

Além de trabalhar para a retomada do aprendizado, o convênio e as ações derivadas visam aproximar as redes de ensino (públicas e privadas) dos provedores de tecnologia, oferecendo soluções diferenciadas para diferentes finalidades, cuja implementação poderá melhorar a inclusão e a qualidade digital de escolas e instituições, além da igualdade de acesso aos serviços digitais educacionais.

O projeto incluirá uma variedade de ações e recursos para adotar a rede de um amplo leque de conhecimentos em um modelo de vitrine de oportunidades, com diferentes parcerias, sistemas e possibilidades de uso de soluções. No entanto, para estabelecer um modelo simplificado, com a governança necessária, haverá um processo digital de adesão às instituições interessadas nas soluções e recursos disponíveis no catálogo simplificado e organizado do MEC.

A partir do termo de parceria firmada e a simples adesão, não haverá necessidade de novos trâmites jurídicos ou administrativos para sua disponibilização e implantação, considerando as soluções de pronto uso.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.