MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Faltam 4 dias para as Eleições 2022; veja o calendário do TSE para os próximos dias

É importante observar alguns prazos estabelecidos no calendário eleitoral aprovado pelo TSE para as Eleições 2022. Confira a programação até o dia da eleição

Confira os prazos determinados pelo TSE para as Eleições 2022
Confira os prazos determinados pelo TSE para as Eleições 2022 - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 28/09/2022, às 21h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os brasileiros irão às urnas neste domingo (02) para cumprimento das Eleições 2022. Um dos momentos mais importantes da democracia e cidadania. Os eleitores devem eleger deputados estaduais, federais, senadores, governadores e o novo presidente da república. Esses representantes políticos serão responsáveis por implementar políticas públicas que devem afetar o futuro do país.

Na etapa final, é importante observar alguns prazos estabelecidos no calendário eleitoral aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desde terça (27), nenhum eleitor será preso ou detido, a menos que tenha sido condenado criminalmente por crime no local ou por crime inafiançável ou desrespeito à segurança, conforme determina a Lei Eleitoral.

A partir desta quinta-feira (29), três dias antes do primeiro turno, será o último dia para realização de comícios, debates, assim como campanhas eleitorais gratuitas no rádio e na televisão. O TSE informa, no entanto, que no caso dos eventos de encerramento de campanha agendados para quinta-feira, o comício poderá ser prorrogado por mais duas horas, até as 2h da madrugada de sexta-feira (30).

+++ Deputados europeus acionam Comissão Europeia contra possível golpe do Bolsonaro

Confira os prazos determinados pelo TSE para as Eleições 2022

Nesta sexta-feira (30) será o último dia para a publicidade paga dos anúncios eleitorais na imprensa escrita, de anúncios de propaganda eleitoral. Além disso, também será o último dia para a publicação do edital de convocação de representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de fiscais e delegadas dos partidos políticos, das federações de partidos e das coligações, para acompanhar a emissão da Zerésima, o comprovante de que não há nenhum voto na urna, do Sistema de Gerenciamento da Totalização.

No sábado (1º), véspera da eleição, encerra-se o período de divulgação eleitoral do primeiro turno. A medida aplica-se à utilização de alto-falantes e carros, áudios e à distribuição de panfletos, caminhadas, carreatas ou desfiles. No mesmo dia, serão definidas as seções eleitorais que serão submetidas a auditorias de votação eletrônica.

No domingo (02), o início da votação será às 8h e o término às 17h, no horário de Brasília. Diferentemente do que ocorreu em eleições passadas, neste pleito o horário de votação será uniformizado em todo o país, ou seja: as regiões em que há fuso horário vão seguir o horário de Brasília.

Com um sistema eleitoral eletrônico confiável e seguro, o Brasil dará início à apuração assim que as eleições terminarem, e a expectativa é de conhecer o resultado em poucas horas. A depender dos números apurados, um eventual segundo turno para presidente ou governadores será no domingo, dia 30 de outubro.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.