MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Enem 2022: confira dicas para redação e possíveis temas deste ano

As provas do Enem 2022 serão nos dias 13 e 20 de novembro. A preparação é fundamental para se dar bem no exame

Provas do Enem 2022
Provas do Enem 2022 - Agência Brasil
Douglas Terenciano

Douglas Terenciano

[email protected]

Publicado em 03/11/2022, às 11h32 - Atualizado às 11h37

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Falta pouco menos de duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022), com provas marcadas para os dias 13 e 20 de novembro. Além das questões de Linguagens, Códigos e Tecnologias, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, o Enem também exige que os candidatos escrevam uma redação.

Estar preparado para os possíveis temas auxilia, e muito, na tranquilidade para a execução. Entre os já apontados por especialistas para este ano, se destacam a Cultura do cancelamento, Democracia, Epidemias, Ensino à distância, algoritmos das redes sociais, entre outros. A leitura de temas diversos por meio de sites, revistas, jornais, além de assistir aos noticiários, acessar sites de notícias são hábitos fundamentais para a construção de pontos de vista críticos e conectados com os acontecimentos e discussões atuais para uma boa escrita.

Tradicionalmente, os temas da redação do Enem são variados e exigem bons conhecimentos para conquistar a nota máxima. Para ter uma ideia, veja os temas das redações dos últimos anos:

  • 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
  • 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • 2020: O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil
  • 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Antonio Gouveia, coordenador dos Cursos de Licenciatura de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva explica que a atualização constante é o que assegura um repertório para conquistar um bom desempenho. "O estudante deve estar conectado às discussões que têm sido mais intensas socialmente, como os cenários políticos e econômicos, questões ambientais, culturais e fatos sobre conflitos internacionais", sugere.

E reforça ainda que, estabelecer uma conexão com o tema é o passo inicial para desenvolver o rascunho. "É importante estruturar um mapa conceitual buscando compreender as relações entre o título e as discussões atuais, de modo a dar um ordenamento lógico e sequenciado ao pensamento desenvolvido", explica.

Enem 2022: por onde eu começo?

E se na hora da prova pintar a dúvida de por onde começar, saiba que não há uma regra, mas é mais recomendado priorizar a redação, pelo nível de exigência e necessidade de energia para a produção. "Normalmente, quando o estudante deixa a redação para depois, já está se sentindo cansado - considerando ser uma prova extensa - e não tem um bom rendimento na produção da redação", indica o coordenador da Newton Paiva.

É importante também que o estudante compreenda que o Enem é uma prova que exige um preparo corporal intenso. "Não se trata apenas da capacidade pensante", destaca Gouveia. Para o coordenador, a aprendizagem acontece com o corpo e não apenas com a mente. Por isso, é fundamental manter uma boa alimentação com refeições leves, beber bastante água e não ingerir bebida alcóolica alguns dias antes do exame. "São dicas que ajudam muito para se obter maior disposição e alto desempenho na hora da prova", finaliza.

+++ Acompanhe todas as informações sobre o Enem 2022, incluindo o edital completo e conteúdo programático, na página específica do JC Concursos para o novo Exame Nacional do Ensino Médio.

Siga o JC Concursos no Google News

Sobre INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

+ Resumo do Concurso Enem 2022

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Até R$ 85,00
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Organizadora: INEP
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

10/05/2022 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
21/05/2022 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
13/11/2022 Prova Adicionar no Google Agenda
20/11/2022 Prova Adicionar no Google Agenda
enem

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.