MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Brasil poderá ter carência de professores nos próximos anos; entenda

Dentre um dos motivos que afastam os jovens para a carreira de professor é baixa remuneração, que é cerca de 80% da renda média

Brasil poderá ter carência de professores nos próximos anos; entenda
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

[email protected]

Publicado em 29/09/2022, às 22h08

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Brasil pode ter uma carência de 235 mil professores de educação básica até 2040, segundo uma pesquisa do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (29).

A pesquisa revela um aumento do desinteresse dos jovens para trabalhar como professor. De acordo com o estudo, o crescimento no número de ingressantes em cursos de licenciatura foi menor do que em outros cursos de ensino superior. 

“De 2010 a 2020, houve um crescimento de 53,8% no ingresso em graduações que tem como carreira o ensino, enquanto nos demais cursos o aumento ficou em 76% no período”, cita o estudo. 

+Lei Seca nas eleições 2022: quem beber NESTES 11 estados pode ser preso em flagrante

Além disso, a pesquisa mostra o problema da evasão nos cursos de licenciatura. Nos dez anos analisados, o percentual de estudantes que concluiu os cursos de licenciatura aumentou somente 4,3%.

O envelhecimento dos profissionais também é uma preocupação. Entre 2009 e 2021, o número de professores em início de carreira, com até 24 anos, reduziu de 116 mil para 67 mil, o que representa uma queda de 42%. 

Por outro lado, o percentual de docentes do ensino básico com 50 anos ou mais avançou 109% durante este mesmo período. 

Desinteresse dos jovens para trabalhar como professor

A pesquisa indica que os salários baixos afastam os jovens da carreira de professor. Em 2020, os professores do ensino médio recebiam, em média, R$ 5,4 mil por mês. Isto significa 82% da renda média dos profissionais com ensino superior, cerca de R$ 6,5 mil. 

+Eleições 2022: e-Título pode ser emitido até quando? Veja

“O abandono da profissão devido às condições de trabalho precárias, como infraestrutura ruim de algumas escolas, falta de equipamentos e materiais de apoio, violência na sala de aula e problemas de saúde, agravados com a pandemia de covid-19”, complementa o estudo sobre o desinteresse dos jovens em serem professores.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.