MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

ANS divulga ferramenta com preços de planos de saúde desde 2017; confira como funciona

Consumidores e interessados ​​no setor de saúde poderão acessar o painel de Precificação de Planos de Saúde. Ferramenta traz valores médios de mercado

A ferramenta traz informações dos planos de saúde de janeiro de 2017 a dezembro de 2021
A ferramenta traz informações dos planos de saúde de janeiro de 2017 a dezembro de 2021 - Agência Brasil

Pedro Miranda* | [email protected]
Publicado em 18/04/2022, às 21h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Serviço Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou uma nova versão do Painel de Precificação de Planos de Saúde. A ferramenta online disponibiliza dados com os valores médios de comercialização para serem utilizados como referência no mercado nacional. A partir desta edição, a ferramenta divulgará ao final de cada ano o Valor Comercial previsto da série histórica pela cidade.

O painel é uma ferramenta para consumidores e interessados ​​no setor de saúde, pois os dados que ele disponibiliza podem auxiliar na tomada de decisão de quem deseja contratar ou trocar de plano, além de ajudar a aumentar a concorrência. A ferramenta traz informações dos planos de saúde de janeiro de 2017 a dezembro de 2021, e está disponível em formato de painel dinâmico no Portal da ANS.

+++Médicos pelo Brasil: governo anuncia 529 vagas. Veja quantos médicos os Estados irão receber

Saiba como funciona a ferramenta para consulta de valores dos planos de saúde

O painel é dividido em quatro seções: Operadoras e Planos, Valor Comercial, Composição do Valor Comercial e Dimensões Geográficas, proporcionando uma visão do número de operadoras, planos disponíveis e valor comercial médio por cidade.

As informações dos planos de saúde podem ser segmentadas pelas principais características de produto — tipo de contratação, segmentação assistencial, presença ou não de coparticipação ou franquia, cobertura odontológica, livre escolha de prestadores e abrangência geográfica de cobertura do plano — e por modalidade e porte da operadora do plano.

De acordo com a ANS, o valor comercial de referência indicado na descrição técnica pode diferir do preço comercializado efetivamente implementado na ficha de venda utilizada pelo operador. Essa diferença ocorre por conta da flexibilidade na determinação do preço de comercialização, por exemplo, devido à utilização de mecanismos financeiros para regular o uso, como a participação conjunta ou franquia.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.