MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Vacina da Covid-19 em bebês: Pfizer quer autorização para aplicação no Brasil

Depois de aprovação nos Estados Unidos, Pfizer quer solicitar à Anvisa a administração da vacina da Covid-19 em bebês, aqui no Brasil. Saiba se é seguro

Vacina da Pfizer apresentou eficácia de 80,3% para crianças de 6 meses a 4 anos | Foto: Freepik
Vacina da Pfizer apresentou eficácia de 80,3% para crianças de 6 meses a 4 anos | Foto: Freepik

Glícia Lopes* | [email protected]
Publicado em 23/06/2022, às 17h22

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Após a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora da saúde dos Estados Unidos, aprovar a aplicação da vacina da Covid-19 em bebês a partir de 6 meses de vida, a Pfizer quer seguir os mesmos passos aqui no Brasil. Em informação concedida ao O Globo, a farmacêutica está preparando a solicitação para aplicar a vacina da Covid em crianças com idade inferior a 5 anos e logo deve enviar à Anvisa. Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 no Brasil só é permitida em crianças acima dessa idade.

Após estudos clínicos, a FDA autorizou a administração da vacina da Pfizer em crianças com idade entre 6 meses e 4 anos de idade, mas a decisão precisava ainda ser votada por um comitê. Após decisão unânime, o Comitê Independente de Cientistas aprovou a administração da vacina da covid-19 em bebês de 6 meses a crianças de 4 anos de idade e três dias depois a imunização dessa faixa etária foi iniciada.

Lá nos EUA, primeiro país a aprovar esse tipo de vacinação, o esquema para essa faixa etária a ser seguido é o mesmo que é adotado por aqui: aplicação de uma dose e mais duas de reforço. A infecção pelo coronavírus em bebês e crianças também coloca em risco suas vidas. Confira o que diz o presidente dos EUA, Joe Biden:

+++ Losartana: remédio deve ser retirado das farmácias; entenda o porquê

É seguro aplicar a vacina da Covid-19 em bebês?

Dados do estudo realizado apontaram que a vacina da Pfizer apresentou eficácia de 80,3% para a faixa etária de 6 meses a 4 anos. As cerca de 1.678 crianças que participaram dos testes receberam três doses da vacina. Aproximadamente uma semana depois de tomar a terceira dose, desse total, apenas 10 crianças apresentaram sintomas de infecção por coronavírus. Por isso, os estudos preliminares apontaram segurança na aplicação da vacina da Covid-19 em bebês de 6 meses a 4 anos de idade.

O estudo foi realizado nos países Finlândia, Polônia e Espanha, além dos EUA. Para as farmacêuticas envolvidas, o resultado dos testes apontaram “forte resposta imune” na faixa etária experimentada. Ainda, fases da pesquisa foram realizadas durante surtos da variante ômicron.

Felizmente, no Brasil, mais de 80% das crianças na faixa etária permitida (acima de 5 anos) já completaram o esquema vacinal. O risco da infecção da Covid-19 não é menor nos pequenos, tornando necessária a ampliação da imunização no país.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Mylena Lira

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.