MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Programa Mentorare oferece 2 mil vagas para jovens da rede pública

As vagas são para jovens e adultos matriculados no Ensino Médio ou que estão sem estudo e sem oportunidades de emprego

Programa Formare
Programa Formare - Divulgação

Douglas Terenciano | [email protected]
Publicado em 06/08/2021, às 14h03 - Atualizado às 14h15

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Programa Mentorare acaba de ser lançado com o intuito de auxiliar jovens e adultos que estão no Ensino Médio ou que estão sem estudo e sem oportunidades de emprego a planejar uma carreira baseada em suas habilidades técnicas e comportamentais, e seus propósitos de vida. São oferecidas 2 mil vagas e as inscrições são gratuitas.

"No Mentorare, tudo é feito por meio de uma trilha gamificada voltada ao autoconhecimento e à construção de um projeto de vida, que o aluno pode fazer no seu tempo livre. Boa parte dos jovens, no momento de escolher o seu futuro profissional e pessoal, acaba se perdendo na hora de colocar no papel suas principais características técnicas e comportamentais, principalmente aqueles que não têm qualquer tipo de experiência profissional. Com o lançamento deste novo programa, milhares de pessoas poderão diminuir essa distância e saber mais sobre si mesmas, além de conhecerem mais sobre o futuro do emprego, possibilidades de profissões, tendências em carreiras e outras informações valiosas para quem pretende descobrir o mundo do trabalho", explica Cláudio Anjos, presidente da Fundação Iochpe.

Nesta primeira fase do projeto, cerca de 3.650 jovens poderão experimentar o aplicativo, por meio de quatro pilotos, viabilizados pelas parcerias com Instituto Fefig, GOYN, Unicef e o Grupo +Unidos. As inscrições abertas para 2 mil vagas fazem parte do piloto com O Instituto Fefig, e têm como público-alvo estudantes do ensino médio da rede pública de todo o Brasil. 

O aplicativo conta com uma trilha de aprendizagem dedicada exclusivamente aos jovens. Lá é possível encontrar conteúdos exclusivos e desafios que conduzem os usuários em uma jornada de descobertas sobre os próprios sonhos e desejos, virtudes, fraquezas, oportunidades e barreiras, além de dicas importantes sobre o futuro do emprego.                    

Como resultado final do percurso, cada jovem terá o seu próprio Projeto de Vida e Trabalho construído pelo app. Este projeto é um dos pilares obrigatórios da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e deve ser realizado por todos os estudantes do Ensino Médio no Brasil. Esta obrigatoriedade permitirá que o Mentorare também seja adotado gratuitamente por escolas públicas municipais e estaduais de Educação que ofereçam Ensino Médio.

"O Brasil possui 7,4 milhões de estudantes no Ensino Médio. Seus principais sonhos são fazer uma faculdade e atingir a realização profissional. Outros 10,1 milhões de jovens, com idades entre 14 e 29 anos, não estudam, nem trabalham. A principal motivação para voltar a estudar é o diploma, associado ao alcance de melhores empregos. Cerca de 70% destes 17,5 milhões de brasileiros pertencem às classes C, D e E, e contam com recursos escassos e quase nenhuma rede de apoio para identificar, elaborar e desenvolver seus Projetos de Vida e Trabalho. Diante disso, a Fundação Iochpe utilizou seus mais de 30 anos de experiência na formação presencial de jovens em situação de vulnerabilidade, pelo Programa Formare, para desenvolver o aplicativo Mentorare, uma solução inovadora, totalmente digital e capaz de abrir caminho para novas oportunidades de vida e carreira para esses 17,5 milhões de jovens no Brasil", conclui Cláudio Anjos.     

Nestes pilotos, será avaliada também a possibilidade de que profissionais atuantes em qualquer parte do Brasil ou do exterior possam atuar como "mentores" destes jovens, por meio de oito encontros a distância. Os candidatos aprovados receberão uma formação em mentoria de jovens e, após a conclusão da formação, serão indicados para auxiliar jovens cujas características tenham sinergia com o seu perfil.     

Como se inscrever nas vagas do Programa Formare

O programa está com inscrições abertas para 2 mil vagas gratuitas até 15 de agosto pelo site www.mentorare.org.br. Solução 100% on-line e multiplataforma, o Mentorare faz parte de um projeto mais amplo de transformação digital do Programa Formare, que há mais de 30 anos oferece formação profissional de alta qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.