MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Pequenos negócios impulsionam criação de empregos no Brasil

Micro e pequenas empresas lideram a criação de empregos no Brasil, com destaque para o setor de serviços, comércio e construção

Atendente de padaria
Atendente de padaria - Freepik
Victor Meira

Victor Meira

[email protected]

Publicado em 08/11/2023, às 11h38

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As micro e pequenas empresas foram responsáveis pela criação de 147,2 mil empregos no Brasil em setembro, o que representa 69,5% do total de novos postos de trabalho no período. No acumulado do ano, esses negócios contribuíram com 71% das 1,6 milhão de vagas criadas no país.

O setor de serviços manteve a liderança na criação de novos postos de trabalho em setembro, com 68.460 vagas preenchidas por pequenos negócios. Em seguida, aparecem comércio (37.391), construção (19.839) e indústria de transformação (17.578).

De acordo com a Classificação Nacional por Atividades Econômicas (CNAE), as atividades econômicas que mais contribuíram para a criação de empregos em pequenos negócios em setembro foram restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (11.103) e construção de edifícios (6.668).

Entre as médias e grandes empresas, as atividades que mais se destacaram na criação de empregos foram: fabricação de açúcar em bruto (16.776); locação de mão-de-obra temporária (5.376) e limpeza em prédios e em domicílios (2.942).

Taxa de desemprego no Brasil atinge o menor nível em nove anos

O Brasil registrou a taxa de desemprego mais baixa dos últimos nove anos. Conforme os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o trimestre que terminou em setembro apresentou uma taxa de desemprego de 7,7%, o nível mais reduzido desde 2015.

Esse resultado é atribuído a uma série de fatores econômicos e sociais que deram um impulso ao mercado de trabalho no Brasil. Um dos principais motivos é o aumento expressivo no número de empregos formais. Em comparação com o trimestre anterior, houve um crescimento de 0,9% na ocupação do mercado de trabalho, o que corresponde a quase 1 milhão de novos empregados no país.

Dessas novas contratações, mais da metade foram efetuadas com carteira de trabalho assinada, proporcionando maior segurança e estabilidade para esses trabalhadores.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsempregosSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.