MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Aprovação em processos de trainee requer persistência e estudos; veja dicas

Experiências de vida e autoconhecimento também são fatores apontados por candidata que conseguiu uma vaga em processo para formação de jovens lideranças

trainee VLI
trainee VLI - Divulgação

Douglas Terenciano | [email protected]
Publicado em 01/09/2021, às 09h13 - Atualizado às 09h16

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A temporada dos programas de trainee está em alta no país e, como a concorrência é sempre elevada, os candidatos, além de serem autônomos e terem um perfil inovador, precisam se preparar para a disputa das vagas. Uma candidata bem-sucedida em seleções que formam jovens lideranças dá dicas para quem deseja a tão sonhada aprovação nos processos de diversas empresas. Entre elas está a importância de se juntar a grupos de estudos, até conseguir o resultado positivo.

De acordo com a analista de Manutenção da VLI, Luizymari Silva Moreira, de 28 anos, aprovada como trainee em 2019, é muito difícil que um candidato seja aprovado na primeira seleção. “Um conselho é não desistir ao receber o primeiro não. Estude as provas que têm na internet, bem como a empresa para a qual quer ingressar. Quem está tentando ser um trainee deve se propor a realizar as etapas seletivas de vários programas. Esses processos vão ajudar você a se preparar para o processo seletivo que você quer”, aconselha.

Além disso, ela afirma que é necessário separar um tempo para se dedicar, com planejamento, e persistir no sonho. “Entre os diferenciais no perfil do futuro trainee estão disposição para participar daquele programa, ser curioso e querer fazer diferente. O processo seletivo desafia a pessoa a sair de sua zona de conforto. Deve-se também valorizar suas histórias, principalmente aquelas pessoas que não cursaram faculdades tradicionais, não fizeram intercâmbio ou não falam inglês. Histórias de superação e as lutas pessoais, muitas vezes, podem equivaler à experiencia de um intercâmbio, por exemplo. Saber extrair suas melhores histórias é muito importante!”, pontua.

Luizymari destaca que, durante a seleção, os recrutadores buscam a todo o tempo explorar quais os pontos fortes do candidato e o que ele precisa melhorar. Sendo assim, é preciso ter esses pontos fortes bem claros e valorizá-los. Outro conselho é não se comparar com os outros. “Durante o processo seletivo, lidamos com pessoas que, aparentemente, são melhores que a gente. Saber qual seu diferencial e focar nele. Preste atenção em você e trabalhe seus pontos fortes com exemplos”.

Segundo ela, o autoconhecimento é a base para que a pessoa possa construir uma sólida visão interna e, assim, se sentir mais segura durante as etapas das seleções. “Seja você mesmo e não tenha medo de se mostrar. Estamos em um momento cultural bem legal para abraçar a diversidade. A mudança está acontecendo e as empresas buscam essa diversidade, afinal, se não fizerem isso, acabam ficando para trás”, analisa.

Outra proposta de Luizymari é buscar programas e páginas na internet que auxiliem nos processos de trainee. Um exemplo é uma iniciativa de mentoria colaborativa e gratuita da qual ela é uma das idealizadoras. Esse trabalho voluntário é levado por ela em paralelo à carreira na VLI. “O objetivo é ajudar grupos sub-representados (mulheres, pessoas com deficiência, negros, indígenas, LGBTQIA+ e de baixa renda) a conquistarem a tão sonhada vaga de trainee e se tornarem as lideranças das companhias mais diversas, através de mentorias coletivas e individuais”.

Live - Veja dicas para o processo seletivo de trainee

Nesta quinta-feira, dia 2, a VLI promoverá uma live, às 18h, que trará um bate-papo sobre desenvolvimento de carreira, experiências, benefícios, cultura da companhia e dicas para o processo seletivo de trainee. O Programa de Trainee 2022 está aberto e os interessados de todo o país têm até 15 de setembro para se inscreverem pelo site www.vli-logistica.com.br/carreiras.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos VLI 2023

VLI
Vagas: 111
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Trainee, Maquinista
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

19/08/2021 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
31/12/2023 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
traineesvagas de trainee

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.