MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

630 mil vagas temporárias devem ser geradas no próximo trimestre, segundo Asserttem

O trabalho temporário alcançou resultados expressivos nos primeiros meses de 2021, o que demonstra a força que a modalidade

Trabalho temporário
Trabalho temporário - Divulgação

Douglas Terenciano | [email protected]
Publicado em 01/07/2021, às 13h09 - Atualizado às 13h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Se você está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, eis uma boa notícia! A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) divulgou que o trabalho temporário, no formato da Lei Federal 6.019/74 e do Decreto nº 10.060/2019, alcançou resultados expressivos nos primeiros meses de 2021, o que demonstra a força que a modalidade vem ganhando, ano a ano, e seu importante papel na geração de vagas formais e no combate ao desemprego no país. Além disso, a instituição avalia que o próximo trimestre também deve ser de crescimento, mas sem a ocorrência de picos de contratação, como verificou-se no mês de agosto de 2020.

"O trabalho temporário é um fenômeno que vem crescendo em todo o mundo, não apenas no Brasil. Mas, diante das inseguranças que a pandemia ainda gera na economia, precisamos ser cautelosos. Mesmo assim, acreditamos em um crescimento neste 3º trimestre", pondera o presidente da associação, Marcos de Abreu.

Para os meses de julho, agosto e setembro, a Asserttem espera um aumento de 20% nas contratações temporárias em comparação com o mesmo período de 2020, o que representa a criação de mais de 630 mil vagas. Em 2020, o 3º trimestre gerou 530.840 vagas temporárias.

"Lembrando que se trata de uma projeção e que os números podem oscilar, dependendo do desenrolar da pandemia da Covid-19, além de outros fatores, como os climáticos por exemplo, já que a falta de chuvas pode impactar no preço da energia elétrica e na produção agrícola", afirma Abreu.

Apesar das incertezas, o presidente da Asserttem garante que o resultado será positivo para a modalidade. "A taxa de efetivação dos temporários segue em 22% e os contratos têm durado mais do que o normal, 105 dias, em média", comenta.

Vacinação e o mercado de trabalho

Para a Asserttem, a antecipação da vacinação da população adulta (maiores de 18 anos) em diversos estados brasileiros pode surpreender positivamente em relação à contratação de temporários.

"Se em 2020 a indústria foi quem puxou as contratações temporárias, neste segundo semestre de 2021 podemos destacar o papel do setor de serviços. Talvez este seja o ano deste setor, principalmente no que se refere aos serviços pessoais, como hotéis, empresas de aviação, salões de beleza, clínicas médicas, que com a retomada das operações devem voltar a contratar", explica o presidente da associação.

Porém, Abreu frisa que o setor da indústria ainda segue com a maioria dos trabalhadores temporários. "O setor de Serviços vem apresentando um crescimento maior nas contratações, mas não na totalidade das vagas", ressalta. "Além disso, diferente do ano passado, o setor do comércio também pode surpreender assim que as pessoas voltarem a circular nos comércios de rua e shoppings. E será uma surpresa positiva, caso aconteça o que esperamos por meio da retomada da economia", conclui.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Asserttem 2021

Asserttem - Associação Brasileira do Trabalho Temporário
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

01/07/2021 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
31/12/2021 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
empregosvagas de emprego

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.