MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

4 habilidades que todo líder deve ter

Líder é a pessoa que está a frente de uma equipe dentro do trabalho, para que todo mundo alcance bons resultados, é importante o líder conhecer essas habilidades

Conheça 4 habilidades essenciais para líderes
Conheça 4 habilidades essenciais para líderes - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

[email protected]

Publicado em 14/10/2022, às 13h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Existem várias competências que um líder deve ter que vão além de suas habilidades técnicas, principalmente porque o seu papel é liderar uma equipe que é sempre heterogênea, formada por pessoas com opiniões, culturas e pensamentos diferentes. Para que a produtividade e harmonia aconteça entre todos, é papel do líder possuir essas habilidades. 

Pensando nisso, separamos uma lista de habilidades que um líder deve ter ou pode desenvolver, para um bom desempenho e produtividade da equipe.

+++ Entenda porque você deve investir em soft skills

4 soft skills que todo líder deve ter

Saber ouvir

Um bom líder precisa saber ouvir a sua equipe, estar aberto a sugestões, conversar, saber ouvir críticas, etc. Nem sempre irá ouvir coisas que agradam, por isso saber escutar e lidar com essas informações é importante, porque a comunicação é o ponto chave para que se tenha harmonia e crescimento em equipe.

Empatia

Saber se colocar no lugar do próximo, entender as diferenças e até mesmo reclamações vindas da equipe é importante para compreender a situação e encontrar uma solução. Também é importante porque o líder deve tratar sua equipe da mesma forma que gostaria de ser tratado, quando há respeito e reconhecimento, a produtividade e ânimo aumenta entre todos.

Paciência

Nem todo processo é rápido e nem todo mundo faria alguma coisa na mesma velocidade que você. Então ser paciente é uma habilidade necessária. E não é apenas paciência para construir, mas de ensinar, acompanhar e crescer em conjunto em busca de resultados. 

Saber admitir os erros

Pode ser um pouco difícil quando se está em posição de liderança, mas admitir que errou e encontrar uma solução e seguir em frente é uma habilidade muito reconhecida. Nesse momento, o líder deve lembrar que ele também é capaz de cometer erros, assim como é capaz de superá-los.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.