MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Governo Federal: presidente Lula volta a ressaltar necessidade de novos concursos

Presidente Lula ressaltou necessidade de novos concursos do Governo Federal em reunião interministerial realizada nesta segunda, 18

Governo Federal: presidente Lula volta a ressaltar necessidade de novos concursos
Presidente Lula: crédito Evaristo Sá AFP
Fernando Cezar Alves

Fernando Cezar Alves

[email protected]

Publicado em 18/03/2024, às 14h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou, nesta segunda-feira, 18 de março, a necessidade de realização de novos concursos do Governo Federal, durante reunião interministerial."Nós ainda não conseguimos suprir todas as demandas de concurso para vencer o obstáculo de muita gente que se aposentou, ou que está perto de se aposentar", disse. "A Esther tem trabalhado na tentativa na possibilidade de fazer os concursos que todo mundo necessita", reforçou, se referindo à ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck.

Na ocasião, o presidente também reforçou que, no inicio de sua gestão, os ministérios, em sua maioria, contavam com grande necessidade de pessoal. "Alguns ministérios praticamente destruídos, que não funcionavam. Alguns ministérios com menos da metade dos funcionários que precisavam", explicou.

Desta forma, confirmou que novas seleções devem ser realizadas ainda durante sua gestão, para reforçar os quadros dos órgãos não contemplados em 2023.

Governo Federal: mais 10 mil vagas previstas

No último dia 4 de março, em entrevista para o jornal O Globo, a ministra Dwek reforçou que  o governo deve autorizar, ainda, de 9 a 10 mil vagas. 

Segundo ela, a expectativa é de que o governo Lula preencha aproximadamente 20 mil vagas  na atual gestão. "Entre 18 mil e 20 mil é um número razoável de novas contratações. Estamos trabalhando, olhando o espaço orçamentário", ressaltou, na ocasião.   

De acordo com a ministra, a oferta deve complementar as 9 mil vagas já oferecidas em 2023, por meio do Concurso Nacional Unificado e outras seleções descentralizadas. “No ano passado, autorizamos 9 mil vagas, exceto educação e militares, que têm regras próprias. E expectativa de, pelo menos, dobrar o número de vagas autorizadas, criar mais 9 mil ou até 10 mil até 2026, tanto em novos concursos quanto chamando excedentes de concursos já autorizados", disse a ministra.

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursosconcursos federaisconcursos 2024provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.