MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Votos podem ser justificados on-line por meio do e-Título; veja como funciona

O procedimento pode ser feito pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica. Pessoas que estão no exterior também podem fazer a justificativa; veja detalhes

Pessoas que estão no exterior também podem fazer a justificativa pelo e-Título
Pessoas que estão no exterior também podem fazer a justificativa pelo e-Título - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 01/10/2022, às 12h33

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As pessoas que precisam justificar sua ausência durante o primeiro e segundo turnos das Eleições 2022 podem utilizar o aplicativo e-Título durante o horário de votação, que é das 8h às 17h. A justificativa também pode ser realizada em qualquer local de votação com a apresentação do requerimento de justificativa eleitoral e de um documento de identificação com fotografia, durante o período eleitoral.

Caso não seja possível justificação durante o horário de votação, a situação pode ser regularizada até 60 dias após cada turno sem incorrer em multa. O procedimento pode ser feito pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica. Além do preenchimento dos documentos, é necessário anexar comprovantes, como o bilhete de passagem, que comprove a ausência na votação. A justificativa será examinada por um juiz eleitoral.

+++ Voto em trânsito: mais de 300 mil eleitores votarão em outro local no 1º turno

Pessoas que estão no exterior também podem fazer a justificativa pelo e-Título

Qualquer pessoa no exterior pode justificar o uso do e-Título ao votar. Também pode ser justificado em até 60 dias de cada turno ou em até 30 dias após o retorno ao Brasil. Em todos os casos, o eleitor deve fornecer um motivo para cada turno em que não pôde participar.

A votação começará às 8h, horário de Brasília, e terminará às 17h. Diferentemente das eleições anteriores, o horário de votação para esta eleição será uniforme em todo o país, ou seja: as regiões com fuso horário seguirão o horário de Brasília.

Com um sistema eleitoral eletrônico confiável e seguro, o Brasil começará a contar os votos imediatamente após o fim das votações, espera-se que os resultados sejam conhecidos em poucas horas. Dependendo do número, um segundo turno para o presidente ou governador poderá ser feito no domingo, 30 de outubro.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.