MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Você não quer receber o saque emergencial do FGTS? Saiba como cancelar

O dinheiro do saque emergencial do FGTS é depositado automaticamente nas contas poupança digitais do trabalhador no Caixa Tem

App do FGTS
App do FGTS - Agência Brasil

Victor Meira | [email protected]
Publicado em 14/06/2022, às 11h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O governo federal liberou o saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), com valores de até R$ 1 mil. A medida foi adotada para estimular o consumo e reaquecer a economia. Apesar disso, nem todo mundo está interessado em sacar parte do FGTS. Pensando neste público, o JC Concursos mostra como cancelar a ordem automática do saque do FGTS.

Para facilitar a movimentação dos recursos, o governo federal libera automaticamente o dinheiro do saque emergencial do FGTS nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal, que está disponível no Caixa Tem (disponível para Android e iOS). Assim, o dinheiro vai para esta conta independente da vontade do trabalhador. 

Então, para evitar que valor seja debitado ou que ele retorne para a conta FGTS, o trabalhador deverá instalar o aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS) ou ir até uma agência da Caixa para informar que não quer receber o crédito. 

Depois que o valor é depositado, o usuário pode pedir para desfazer o crédito automático por meio dos mesmos canais de atendimento até o dia 10 de novembro. 

De qualquer forma, caso não seja feita nenhuma movimentação nos valores do saque emergencial do FGTS até o dia 15 de dezembro, o dinheiro volta automaticamente para a conta do FGTS, com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital. 

Último dia de liberação do saque emergencial do FGTS

Amanhã (15) será o último dia de liberação do saque emergencial do FGTS, que será destinado para os trabalhadores que nasceram no mês de dezembro. Como foi mencionado acima, quem deseja fazer movimentações nestes recursos, já pode fazê-la por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite transferências bancárias e pagamento de contas. 

Você não precisa fazer a transferência ou fazer o saque extraordinário do FGTS de forma imediata, uma vez que o dinheiro estará disponível para os trabalhadores até o dia 15 de dezembro. 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.