MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Vestibular 2022: Unicamp, USP e Unesp. Veja as data das provas

As principais Universidades do Estado de São Paulo, Unicamp, USP e Unesp realizam provas para ingresso nos meses de novembro e dezembro; saiba detalhes

Um homem segura uma caneta, abaixo uma prova
Um homem segura uma caneta, abaixo uma prova - Divulgação - Unicamp, USP e Unesp aplicam provas em novembro e dezembro
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 23/10/2022, às 15h44

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As principais Universidades do Estado de São Paulo, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), realizam provas para ingresso no ensino superior em novembro de dezembro. 

Os candidatos têm intensificado os estudos e se preparam para realização das provas. Os estudantes que não conseguem arcar com um curso pré-vestibular procuram cursinhos populares, a exemplo do cursinho popular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - USP Leste (EACH-USP), organizado pelos alunos da USP. 

+ Concursos abertos somam quase 53 mil vagas e pagam R$ 28,7 mil; Veja lista 

Veja as datas das provas 

Para os alunos que pretendem se inscrever na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o vestibular para a primeira etapa será realizado daqui a 15 dias, no dia 6 de novembro. A primeira fase da Universidade Estadual Paulista (Unesp) acontecerá no dia 15 de novembro, USP, 4 de dezembro. 

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) farão as provas nos dias 13 e 20 de novembro. Os resultados do Enem levam a oportunidades de ensino superior em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e bolsas integrais e parciais em instituições privadas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

USP estuda deixar Sisu em 2023 

O conselho de Graduação da Universidade de São Paulo, afirmou nesta quinta-feira (20) que a instituição pode deixar de utilizar o Sisu, passando a usar uma nova opção de ingresso para a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sendo assim, a USP deixará de ofertar as vagas no sistema do Ministério da Educação. 

No entanto, a proposta ainda precisa ser aprovada no Conselho Universitário (CO), que pode ocorrer no final de novembro. O projeto, que foi apresentado pela Pró-Reitoria de Graduação, irá adotar um modelo semelhante ao já adotado no vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Neste caso, no momento, 20% das vagas de graduação são selecionadas pela nota do Enem.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.