Estudo divulgado hoje (27) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) releva que 1 a cada 4 trabalhador pode atuar em home office no Brasil. Saiba mais
MYLENA LIRA | [email protected]
Publicado em 27/05/2022, às 17h11
Estudo divulgado hoje (27) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que 20,4 milhões de pessoas têm potencial para trabalhar em home office no Brasil. Significa dizer que 1 a cada 4 poderiam desepenhar suas atividade de casa. Como era de se esperar, os dados indicam que o maior grupo se concentra na zona urbana das cidades.
Apesar de representar apenas 24,1% dos trabalhadores, os profissionais com potencial para trabalho remoto são responsáveis por cerca de 40% do total de rendimentos no Brasil. "O recorte por região mostrou que a maior contribuição para esse montante vem da região Sudeste, puxada principalmente pelo estado de São Paulo, que tem 47,6% do total de rendimentos efetivos gerados por pessoas em teletrabalho potencial", ressalta a Nota de Conjuntura divulgada pelo Ipea.
A pesquisa também mostra o perfil de quem desempenha mais atividades passíveis de serem executas em home office:
+Fies: Prazo para renovar os contratos é prorrogado até o final do semestre; Confira
LEIA TAMBÉM
Quando comparada a unidade federativa, o Distrito Federal dispara na frente com 37,8% de trabalhador com potencial para o teletrabalho. Na outra ponta aparece o Pará, com menos da metade (15,3%).
Levando em conta a região, o Sudeste conta com o maior percentual de pessoas ocupadas potencialmente em home office nas zonas urbanas e rurais (29,2% urbana e 7% rural). Já a região Norte ocupa a última posição (20,5% e 4,9%). Confira o ranking completo:
Veja abaixo tabela com dados detalhados divulgados pelo Ipea:
+Mais de 1 milhão esperam perícia do INSS; Veja medidas anunciadas para reduzir fila
A análise do Ipea usou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2021. O Instituto esclarece que não existem dados oficiais de quantas pessoas no Brasil trabalham remotamente. Por isso, realizou um levantamento das atividades que poderiam ser realizadas em home office.
Como critério foi considerado, por exemplo, se os trabalhadores possuem ou não condições de realizar as tarefas em teletrabalho e se há fatores na realização do trabalho de forma remota que podem aumentar a produtividade.
*com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.