MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Veja o que é destaque no plano de governo lançado por Lula e Alckmin

A chapa do ex-presidente Lula (PT) e do ex-governador de SP Alckmin (PSB) lançou nesta terça-feira (21) o novo plano de governo ampliado; veja detalhes

Ex-presidente Lula ao lado do ex-governador Alckmin, seu vice na chapa do PT
Ex-presidente Lula ao lado do ex-governador Alckmin, seu vice na chapa do PT - Divulgação - Plano de Governo

Jean Albuquerque | [email protected]
Publicado em 21/06/2022, às 16h56

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) lançou nesta terça-feira (21) o plano de governo que irá disputar a presidência da República. As novas propostas ampliam o esboço que foi enviado aos partidos da coligação da campanha petista no dia 6 de junho. Saiba mais detalhes. 

Entre as propostas, há a manutenção da revogação do teto de gastos, alteração em partes da reforma trabalhista, além da proteção ao meio ambiente, à imprensa e valorização da carreira policial. Outro ponto no documento, que tem desgastado a campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), trata-se da política de preço de combustíveis. 

+++ Segundo lote da restituição do IRPF 2022 pode ser consultado nesta quinta (23)

Chapa Lula e Alckmin lança plano de governo; saiba mais 

No ponto em que as diretrizes tratam da reforma trabalhista, a chapa propõe uma nova legislação trabalhista que possa oferecer mais proteção social ao trabalhador, em especial aos autônomos. "Revogando os marcos regressivos da atual legislação trabalhista, agravados pela última reforma e restabelecendo o acesso gratuito à justiça do trabalho", diz parte do texto. 

O novo documento, que foi atualizado, contém 34 páginas e 121 itens. Em relação à política sobre drogas, o foco é a assistência aos usuários, além da menção à "substituição do atual modelo bélico". Ainda sobre segurança pública, o texto ainda pontua que a "valorização do profissional de segurança pública será um princípio orientador de todas as políticas públicas da área''. 

No que diz respeito ao meio ambiente, o tema foi aprofundado e chegou a ganhar novas promessas de campanha, reduzir a zero o desmatamento da amazônia é uma delas. "Combateremos o crime ambiental promovido por milícias, grileiros, madeireiros e qualquer organização econômica que aja ao arrepio da lei. Nosso compromisso é com o combate implacável ao desmatamento ilegal e promoção do desmatamento líquido zero, ou seja, com recomposição de áreas degradadas e reflorestamento dos biomas", afirma o documento.

Ricos irão pagar mais impostos do que os pobres

Uma das promessas de campanha e que compõe o plano de governo está relacionada à tributação de grandes riquezas. "Vamos fazer os muito ricos pagarem imposto de renda, utilizando os recursos arrecadados para investir de maneira inteligente em programas e projetos com alta capacidade de induzir o crescimento, promover a igualdade e gerar ganhos de produtividade", diz o documento. 

Ao citar a Petrobras, o plano diz que a estatal "terá seu plano estratégico e de investimentos orientados para a segurança energética, a autossuficiência nacional em petróleo e derivados e a garantia do abastecimento de combustíveis no País". Além de defender que a companhia "volte a ser uma empresa integrada de energia, investindo em exploração, produção, refino e distribuição", bem como a atuação nos segmentos que "se conectam à transição ecológica e energética, como gás, fertilizantes, biocombustíveis e energias renováveis". 

*Com informações do Terra 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.