MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Vale a pena anular ou votar em branco? Entenda

No 2º turno das eleições presidenciais de 2018, com a disputa entre Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, houve 7,4% de votos brancos ou nulos

Urna eletrônica
Urna eletrônica - Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

[email protected]

Publicado em 20/09/2022, às 14h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A cada dois anos, milhares de eleitores têm dúvidas acerca dos votos em branco e nulos. Pensando nisso, o JC Concursos tira as maiores dúvidas entre essas duas formas de voto para as eleições. 

Na prática, os votos brancos e nulos não há diferenças após as mudanças da legislação eleitoral em 1997, embora muitas pessoas considerem que eles são modalidades diferentes. 

+Deputada visa acabar com prisão para pequenos furtos; entenda o projeto

Na contagem final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somente os votos dados aos candidatos registrados nas urnas são considerados válidos. 

Antes de 1997, os votos brancos eram considerados válidos  e eram contabilizados para o candidato vencedor. Parte da confusão de parte do eleitorado vem antes da reforma eleitoral. 

Com a obrigatoriedade do voto, o cientista político Edir Veiga afirmou, para a Agência Brasil, que a indicação no branco era um conformismo com o candidato que vencesse as eleições.

+Auxílio Brasil por Estado: confira a distribuição de renda do programa em todo país

Contudo, Veiga informa que, atualmente, os votos em branco não são considerados válidos. Ele aponta que este voto pode ser encarado como uma forma de protesto. 

Nas últimas eleições presidenciais em 2018, os votos nulos no segundo turno chegaram ao patamar de 7,4%, o maior percentual desde 1989, com 8,6 milhões de eleitores. 

Isso representou um aumento de 60% em relação ao segundo das eleições em 2014, quando 4,6% dos votos foram anulados. 

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.