MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Vale Gás Federal: confira o calendário de pagamento do novo benefício

Programa social de transferência de renda, o Vale Gás será pago agora em janeiro para mais de 5 milhões de famílias de baixa renda; saiba quem tem direito

Homem com botijão de gás de cozinha na mão
Homem com botijão de gás de cozinha na mão - Divulgação

Mylena Lira | [email protected]
Publicado em 08/01/2022, às 13h31 - Atualizado às 13h49

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O mais novo programa de transferência de renda do Governo Federal, o Vale Gás, já tem data para chegar aos bolsos dos beneficiários. O pagamento do Auxílio Gás será efetuado sempre nos últimos 10 dias do mês, da mesma forma que é feito o depósito do Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. Confira mais abaixo os dias exatos.

O Programa Gás do Brasileiros foi criado por meio da Lei nº 14.237/2021 e sancionado pelo presidente Bolsonaro no final de 2021. O objetivo é auxiliar as famílias de baixa renda na hora de comprar o gás de cozinha (GLP), que teve o custo elevado no ano passado. 

O preço médio do GLP de 13kg no Brasil ficou em R$ 102,55, apresentando uma leve alta nas últimas semanas, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgados nesta sexta-feira, 7 de janeiro de 2022.

Assim, o Vale Gás federal tem o objetivo de recompor a alta do preço do gás de cozinha. A expectativa é atender 5,5 milhões de famílias neste início e, gradativamente, admitir a entrada de mais beneficiários no programa. Portanto, nem todos que recebem o Auxílio Brasil vão ser elegíveis ao Auxílio Gás.

Quem pode receber o vale gás federal?

Tem direito a sacar o Auxílio Gás:

  • famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, inclusive as famílias que recebem benefícios de programas do governo;
  • famílias com pessoa na mesma casa que recebe o benefício de prestação continuada da assistência social, inscritas ou não no CadÚnico.

O pagamento do Vale Gás seguirá os seguintes critérios:

I - Famílias com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses;
II - Famílias com menor renda por pessoa;
III - Famílias com maior quantidade de pessoas;
IV - Famílias que recebem benefício do Programa Auxílio Brasil;
V - Famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.

Mulheres vítimas de violência doméstica e que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência terão prioridade para receber a ajuda financeira.

Como se cadastrar para ganhar o benefício?

Não há um cadastro específico para o Vale Gás, basta a pessoa estar inscrita no Cadastro Único. Os beneficiários que preencherem os requisitos serão selecionados automaticamente pelo Governo Federal por meio do registro no CadÚnico.

Porém, estar inscrita no Cadastro Único não garante o recebimento. Para saber se foi selecionado, o interessado pode consultar o aplicativo Auxílio Brasil, aplicativo Caixa Tem ou ligar no Atendimento CAIXA pelo telefone 111. A consulta é feita por meio do número do CPF.

Quanto será pago de Vale Gás?

A ajuda financeira para a compra do gás de cozinha será de pelo menos 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13Kg. As famílias impactadas pelas fortes chuvas do final de ano nos estados da Bahia e de Minas Gerais receberam, na época, a quantia de R$ 52.

No entanto, esse valor não é fixo. O benefício vai acompanhar a mudança de preço do gás de cozinha. Assim, com a elevação do custo, o valor do Auxílio Gás também deverá subir.

Quando o Auxílio Gás será pago?

O cronograma de pagamento é baseado no último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão de cada titular, começando com beneficiários de final 1 e terminando com os de final 0.

Confira abaixo as datas nas quais o Vale Gás será creditado neste mês de janeiro:

  • Final NIS 1: 18 de janeiro
  • Final NIS 2: 19 de janeiro
  • Final NIS 3: 20 de janeiro
  • Final NIS 4: 21 de janeiro
  • Final NIS 5: 24 de janeiro
  • Final NIS 6: 25 de janeiro
  • Final NIS 7: 26 de janeiro
  • Final NIS 8: 27 de janeiro
  • Final NIS 9: 28 de janeiro
  • Final NIS 0: 31 de janeiro

Como será feito o pagamento do Vale Gás?

O Auxílio Gás será pago a cada dois meses pela CAIXA, seguindo o mesmo calendário de pagamento e a mesma forma utilizada para o crédito do Auxílio Brasil.

Assim, o Vale Gás será depositado em:

  • conta Poupança Social Digital;
  • conta Poupança CAIXA Fácil;
  • ou Plataforma social, sendo possível o saque com cartão social.

É possível, ainda, sacar o Auxílio Gás sem cartão. Para isso, é preciso escolher a opção "saque sem cartão" no app Caixa Tem, gerar código para saque, informar o valor desejado e digitar a senha. Depois, é só ir até um caixa eletrônico ou em uma casa lotérica e informar o código para receber o benefício.

*com informações da CEF

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursos publicosSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.