MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Vacinação contra a febre aftosa termina no sábado (17); veja critérios para aplicação nos estados

Além de fazer a vacinação contra a febre aftosa, os produtores devem fazer a comprovação junto ao órgão executor de defesa sanitária animal de seu estado; saiba mais detalhes

Veja os critérios de aplicação da vacina contra a febre aftosa por estado
Veja os critérios de aplicação da vacina contra a febre aftosa por estado - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 14/12/2022, às 20h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Neste sábado (17) será concluída a campanha de vacinação contra a febre aftosa, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No final de novembro a campanha precisou ser prorrogada a pedido de alguns estados por conta da aprovação e liberação de lotes de partidas de vacinas ao final da etapa.

As vacinas devem ser adquiridas de revendedores autorizados e armazenadas entre 2°C e 8°C desde a compra até o uso (incluindo transporte e aplicação na fazenda). Deve-se aplicar uma dose de 2 ml no pescoço de cada animal com uma agulha nova, preferencialmente em horário fresco do dia para imobilizar e aplicar adequadamente a vacina.

+++ Saiba quem é o homem de 73 anos que desbancou Elon Musk da posição de homem mais rico do mundo

Veja os critérios de aplicação da vacina contra a febre aftosa por estado

A vacina contra a febre aftosa deve ser aplicada em bovinos e bubalinos de até 24 meses em dez estados (AL, AM, CE, MA, PA, PB, PE, PI, RR e RN), conforme o calendário nacional de vacinação. Já em 11 unidades da federação - BA, ES, GO, MG, MS, MT, RJ, SE, SP, TO e DF - que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-PNEFA), a vacinação é para todo o rebanho.

Além da vacinação, os produtores devem fazer a comprovação junto ao órgão executor de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração da vacina pode ser entregue de forma online ou, quando não for possível, presencialmente, nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.

A expectativa do ministério é vacinar vacinar cerca de 161 milhões de animais. O produtor poderá fazer a declaração da vacinação até dia 24 de dezembro.

*Com informações da Agência Brasil 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.