MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Últimos dias para regularizar o título de eleitor. Prazo termina amanhã (04)

Também encerra nesta quarta o prazo para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, em caso de mudança de cidade, e pedir inclusão do nome social no documento. Veja como resolver de forma online

Homem coloca digital em urna eletrônica
Homem coloca digital em urna eletrônica - Divulgação

MYLENA LIRA | [email protected]
Publicado em 03/05/2022, às 15h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Quer votar nas eleições 2022? Então, é preciso correr contra o tempo porque o prazo para regularizar o título de eleitor ou mesmo obter o documento pela primeira vez encerra nesta quarta-feira, 4 de maio de 2022. É bom não deixar para a última hora, pois ontem na parte da tarde o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ficou fora do ar temporariamente, em alguns momentos, por conta da alta demanda pelos serviços.

Isso porque é possível tirar o título de eleitor ou sanar eventual pendência com a Justiça Eleitoral de forma online, sem sair do conforto de casa. Essa também é a data limite para transferir o domicílio eleitoral, em caso de mudança de cidade, e pessoas transexuais ou travestis solicitarem o uso do nome social no documento. Conforme determina a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), o cadastro eleitoral termina 150 dias antes do pleito. Nesse período, não é permitido realizar qualquer alteração no registro do eleitor, estando liberada apenas a emissão da segunda via do documento.

Nas eleições 2022, os brasileiros devem ir às urnas no dia 2 de outubro para escolher Presidente da República, Governador de Estado, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual (ou Distrital). Quem reside no exterior também tem o dever de votar, mas apenas para o cargo de presidente. A Constituição Federal estabelece que o voto é obrigatório para todas as pessoas alfabetizadas com idades entre 18 e 70 anos. Para as demais, é facultativo.

+Voto em branco x nulo: mais de 50% de votos nulos cancelam as eleições 2022?

Atualmente, o Brasil tem mais de 148 milhões de cidadãos votantes. De acordo com balanço apresentado em abril pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o interesse em participar do processo eleitoral vem crescendo, especialmente, entre os jovens de 15 a 18 anos. Só em março foram emitidos mais de 445,5 mil novos títulos para essa faixa etária.

Como regularizar o título de eleitor online?

Já tem o título, mas não sabe se está regular para votar nas eleições 2022? A consulta da situação pode ser feita rapidamente portal do TSE. Basta acessar a página “Autoatendimento do Eleitor”, clicar em “Situação Eleitoral” e informar os números do CPF e do título. O resultado sai em alguns segundos. Caso conste como "irregular" é possível que o documento esteja cancelado ou suspenso.

O título é cancelado em casos de falecimento, duplicidade de inscrição, não comparecimento a revisão de eleitorado, ausência a três turnos eleitorais consecutivos e sentença judicial. Será suspenso como consequência de condenação criminal, conscrição, improbidade administrativa e recusa de cumprimento de serviço militar obrigatório. Para regularizar a situação, veja as orientações no vídeo a seguir:

Como tirar o título de eleitor pela internet?

O primeiro título de eleitor pode ser emitido na página Autoatendimento do Eleitor, por meio da opção “Tire seu título”. Basta seguir esse passo a passo:

  • acesse o sistema TítuloNet;
  • indique a Unidade da Federação (UF) na qual reside para o registro do seu domicílio eleitoral, pois será onde irá votar nas eleições 2022;
  • use o celular para fazer uma selfie, segurando o RG, e comprovar a identidade;
  • selecione a opção "Não Tenho" no menu “Título de eleitor” e preencha os campos indicados;
  • Em “Requerimento – Dados pessoais”, complete as informações restantes e anexe as fotografias solicitadas pelo sistema (documento de identidade, comprovante de residência e quitação do serviço militar);
  • Prontinho! A análise do pedido deve ser acompanhada na guia "Acompanhar Requerimento".

Depois, basta fazer o download do aplicatico e-Título no tablet ou smartphone e utilizar a versão digital do documento para votar nas eleições 2022. O app está disponível para o sistema operacional Android e também para o iOS, disponíveis no Google Play e na Apple Store, respectivamente.

+TSE e Facebook se unem para combater a desinformação nas eleições 2022

Como justificar a ausência nas eleições 2022?

Caso o cidadão não esteja no seu domicílio eleitoral no dia 2 de outubro ou fique impossibilitado de comparecer às urnas nessa data, a ausência deve ser informada pelo Sistema Justifica ou, ainda, pelo aplicativo e-Título. Não há limite de justificativa. Contudo, se a ausência não for justificada por mais de três eleições seguidas, o eleitor terá o título cancelado, além de ficar sujeito a uma série de restrições.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC  Concursos. 

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.