MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

TSE vai receber apoio das Forças Armadas durante as Eleições 2022

Em épocas de eleições, a Justiça Eleitoral pode solicitar as Forças Armadas por meio do Ministério da Defesa. A medida foi referendada, por unanimidade, nesta terça

Decreto presidencial autorizou o emprego das Forças Armadas para garantia da votação e da apuração das eleições
Decreto presidencial autorizou o emprego das Forças Armadas para garantia da votação e da apuração das eleições - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

[email protected]

Publicado em 20/09/2022, às 21h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

No dia 2 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia o primeiro turno das eleições. O Ministério da Defesa informou que durante a realização do pleito, os soldados das Forças Armadas vão ajudar o órgão a garantir a segurança eleitoral e a distribuição eficiente das urnas.

O trabalho será realizado por meio do acionamento dos comandos militares do Norte, Nordeste, Oeste, Leste, Planalto e da Amazônia. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e o Comando de Defesa Cibernética (COMDCIBER) também vão participar da operação.

No sábado (17), o TSE concordou por unanimidade em implementar uma medida de segurança para a eleição. O ministro Alexandre de Moraes deferiu pedidos anteriores de tribunais eleitorais regionais para desdobrar forças militares das Forças Armadas em 561 localidades em 11 estados. A medida foi referendada, por unanimidade, pelo plenário do TSE em sessão de hoje (20) à noite.

+++ Perdeu o título de eleitor? 2ª via pode ser solicitada até quinta (22)

Tropas das forças armadas vão garantir segurança das urnas nas Eleições 2022

O Ministério da Defesa afirma que membros do Exército, Aeronáutica e Marinha garantirão a segurança das áreas eleitorais. Eles também ajudarão na logística transportando as urnas e pessoas afastadas como comunidades rurais, indígenas e ribeirinhos.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, TRE-RJ, solicitou apoio das forças de segurança em 167 localidades. O TRE do Maranhão pediu ajuda em 97 localidades. Além do apoio logístico nas localidades do TRE, forças de segurança serão enviadas ao Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí e Tocantins.

Em épocas de eleições, a Justiça Eleitoral pode solicitar tropas federais por meio do Ministério da Defesa. Isso acontece quando a polícia de uma cidade não consegue garantir a normalidade na eleição. Nas eleições de 2018, 513 localidades de 11 estados contaram com a presença de militares durante o pleito. Em agosto, o decreto presidencial 11.172 autorizou o emprego das Forças Armadas para garantia da votação e da apuração das eleições.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.