O beneficiário que teve o Auxílio Brasil bloqueado tem três canais oficiais para registrar uma reclamação; Saiba os motivos e veja o que fazer
Jean Albuquerque | [email protected]
Publicado em 18/04/2022, às 21h00
O Programa Auxílio Brasil beneficiará mais de 18 milhões de famílias em abril, de acordo com dados do Ministério da Cidadania. O auxílio que substituiu o Bolsa Família, a depender de critérios, também concede Auxílio Gás, Auxílio Inclusão, Benefício da Composição Familiar e a Tarifa Social. Teve o Auxílio Brasil bloqueado? Saiba os motivos e veja o que fazer.
O Auxílio-Gás irá beneficiar cerca de 5,39 milhões de famílias brasileiras que somam R$ 275 milhões. O valor do benefício no mês de abril é de R$ 51. O vale gás será pago para as famílias de baixa renda do país conseguirem comprar o botijão de 13kg, equivalente a R$ 113,54 em abril.
Com a inclusão do benefício, neste mês, o valor do Auxílio-Brasil passa a ser um pouco mais de R$ 450. Também serão beneficiadas mais famílias, 18,06 milhões em situação de vulnerabilidade social, com parcela média de R$ 403 — um valor abaixo do que foi pago em março, que ficou em R$ 409,80.
A principal mudança consiste na atualização da renda das famílias que recebem o Auxílio Brasil, para os inscritos no programa, o registro no CadÚnico continua sendo obrigatório. A partir das novas regras, o beneficiário precisa se enquadrar em alguns critérios. Confira lista:
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Um dos motivos, na maioria dos casos, para o bloqueio do pagamento do Auxílio Brasil é o cadastro desatualizado no CadÚnico. Manter a inscrição atualizada evita maiores dores de cabeça. Se este for o seu caso, dirija-se para uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Para ter mais informações basta clicar aqui.
Os bloqueios são comuns e também podem acontecer normalmente sempre no intervalo das libertações. Diferente do anterior Auxílio Emergencial, pago durante a fase mais crítica da pandemia de Covid-19 no país, o Auxílio Brasil disponibiliza apenas os contatos oficiais do Ministério da Cidadania.
Neste caso, se o cidadão tiver o benefício bloqueado, ele deverá fazer uma constatação nos canais de atendimento. De acordo com o Ministério da Cidadania, há três canais disponíveis para atendimento, são eles: a central 121, da pasta, a ligação é gratuita, a central 111, o canal oficial da Caixa Econômica Federal, além dos canais oficiais, como o app Auxílio Brasil que está disponível para download.
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