Denominadas de Pitonisa e Múltipla Escolha, as operações foram deflagradas na manhã desta quinta-feira (20) pela Polícia Civil de Pernambuco. Grupo fraudava concursos públicos em diversos estados

Ao menos quatro suspeitos foram presos na manhã desta quinta-feira (20) pelos crimes de falsidade ideológica e fraudes em concursos públicos, envolvendo o Distrito Federal e mais quatro estados: Alagoas, Espírito Santo, Paraíba e Pernambuco. Denominadas de Pitonisa e Múltipla Escolha, as operações foram deflagradas pela Polícia Civil de Pernambuco.
No estado, o grupo fraudou concursos das polícias civil e militar realizados em 2016. "Os criminosos treinavam os candidatos usando pontos eletrônicos para que no dia do concurso eles pudessem ter acesso às informações durante a realização da prova”, explicou a delegada responsável pelo caso, Viviane Santa Cruz, conforme publicou o Diário de Pernambuco.
Um falso candidato pegava a prova e saia do local de exame de forma irregular. Uma segunda pessoa, então, resolvia as questões e as respostas eram repassadas por meio do ponto eletrônico para quem contratava o serviço ilegal, dando vantagem indevida a eles.
Ao G1, a PC PE divulgou que foram presas três pessoas na Paraíba e uma em Alagoas, sendo três homens e uma mulher. As investigações tiveram início em junho de 2018 e hoje foram cumprido, pelo menos, 15 mandados de busca e apreensão domiciliar, que culminaram no recolhimento de computadores, celulares, documentos e até mesmo arma de fogo e munições, conforme imagem abaixo:

+Confira 12 concursos abertos em São Paulo com salários de R$ 10 mil
As operações de Pernambuco foram realizadas a partir de informações obtidas da Operação Gabarito, que, em 2017, desarticulou uma organização criminosa suspeita de fraudar cerca de 100 concursos públicos, em 15 estados, ao longo de 12 anos.
LEIA TAMBÉM
O esquema foi descoberto, na época, pela Delegacia Defraudações e Falsificações de João Pessoa. Até 2017, as fraudes teriam aprovado mais de 500 pessoas e movimentou R$ 29 milhões, englobando certames de todas as esferas: municipais, estaduais e federais.
A ação de hoje envolveu a participação de 100 servidores, entre delegados, escrivães e agentes. Atuaram nas operações:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Concursos e Sociedade no JC Concursos.
concursos publicosSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.