MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

SUS vai oferecer teleconsultas para cuidados com a saúde mental; veja como funciona

As ações incluem atendimento psicológico e psiquiátrico. Mais de 45 milhões de reais serão destinados às iniciativas para cuidado com a saúde mental

O projeto inclui a Linha Vida (196) para realização de teleconsultas e auxiliar nas complicações da saúde mental
O projeto inclui a Linha Vida (196) para realização de teleconsultas e auxiliar nas complicações da saúde mental - Divulgação

Pedro Miranda* | [email protected]
Publicado em 13/06/2022, às 18h15

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com o aumento de pessoas que sofreram impactos na saúde mental causado pela pandemia de Covid-19, o Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (13), diversas ações para cuidados psicológicos e psiquiátricos. No total, mais de 45 milhões de reais serão destinados às iniciativas.

O projeto inclui a Linha Vida (196) para realização de teleconsultas e auxiliar nas complicações da saúde mental. Além disso, também será oferecido as Linhas de Cuidado para organizar o atendimento de pacientes com ansiedade e depressão.

O impacto da pandemia na saúde mental de crianças e adolescentes também está sendo monitorado. Uma revisão recente de 29 pesquisas concluiu que os sintomas de ansiedade e depressão em crianças e adolescentes dobraram após o início da pandemia, segundo o Ministério da Saúde.

+++Defensoria Pública de SP cria cotas em concursos; veja grupo beneficiado

Veja como vai funcionar as ações para cuidados com a saúde mental

A Linha Vida atenderá no 196 e vai acolher pessoas e fornecerá orientações para prevenir o suicídio e a automutilação. O projeto piloto será lançado no Distrito Federal por meio de um sistema de atendimento multicanal. O serviço funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana. O projeto de teleconsulta (Telepsiquiatria e Teleterapia) vai apoiar quem está lidando com os impactos na saúde mental causados ​​pela pandemia de Covid-19.

Feito em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), a ação deve ampliar o atendimento a pacientes com transtornos mentais leves por meio de recursos de telessaúde. Cerca de 12 mil teleconsultas com psicólogos e 6 mil teleconsultas com psiquiatras serão oferecidas online a cada mês. Esses serviços serão providenciados pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS).

O Ministério da Saúde também lançou a Estratégia Nacional de Fortalecimento dos Cuidados à Ansiedade e Depressão (Transtornos do Humor). Ela funcionará a partir do repasse de recurso federal às Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental para assistência às crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade e depressão. As equipes podem estar associadas a unidades ambulatoriais, policlínicas ou hospitalares existentes, bem como a novas unidades ambulatoriais.

Outra iniciativa é o atendimento a pessoas com depressão e ansiedade. Segundo o Ministério da Saúde, a ideia é orientar os serviços de saúde a focar no paciente e em suas necessidades, demonstrar o fluxo de atendimento por meio de planos de tratamento seguros e estabelecer o "percurso assistencial" ideal para as pessoas nos diferentes níveis de atenção no SUS.

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.