MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Sisu 2024: edição única vai mudar a vida de milhões de estudantes

MEC anunciou que Sisu 2024 contará com apenas uma edição no ano que vem; edital será publicado em breve e deverá trazer detalhes sobre a mudança

Estudantes
Estudantes - Agência Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 11/12/2023, às 14h41

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Sisu 2024 (Sistema de Seleção Unificada) contará apenas com uma única edição a partir do ano que vem. O Ministério da Educação (MEC) afirmou que ainda nesta semana irá publicar um edital que deverá trazer detalhes sobre a mudança. 

O programa seleciona os estudantes para as vagas em universidades públicas do país inteiro com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio. A alteração foi anunciada pelo MEC e deve aumentar a oferta de vagas e facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior. 

+ Bolsa Família antecipa pagamento para municípios em situação de emergência

Saiba mais sobre o Sisu 

O Sisu foi criado em 2009 e desde então é realizado duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Na primeira edição, são oferecidas mais vagas e há uma maior participação de instituições. Na segunda edição, as vagas são mais limitadas e o número de instituições participantes é menor.

A mudança para uma única edição do Sisu deve aumentar a oferta de vagas em geral, já que todas as instituições terão que participar de apenas um processo seletivo. Isso também deve facilitar o acesso dos estudantes, que terão apenas uma chance de tentar uma vaga no ensino superior público.

Veja outras mudanças 

Outra mudança prevista para o Sisu 2024 é a reserva de vagas para quilombolas. A Lei de Cotas, sancionada em 2023, prevê que 25% das vagas do Sisu sejam reservadas para estudantes pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. A reserva de vagas para quilombolas se soma a essa cota, aumentando a oferta de oportunidades para estudantes de grupos historicamente discriminados.

A mudança para uma única edição do Sisu é uma medida positiva que deve contribuir para o aumento da equidade no acesso ao ensino superior público. Alteração também deve facilitar o planejamento dos estudantes, que terão apenas uma chance de tentar uma vaga.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concurso

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.