MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Servidores do DF ganham reajuste salarial de 18%; Veja data de pagamento

Servidores do DF (Distrito Federal) vão receber reajuste salarial de 18%. O governador Ibaneis Rocha assinou documento hoje (23), porém o percentual não vai incidir sobre a remuneração de uma vez só

Governador do DF, Ibaneis Rocha fala em microfone
Governador do DF, Ibaneis Rocha fala em microfone - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

[email protected]

Publicado em 23/03/2023, às 17h48

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Servidores do DF (Distrito Federal) vão receber reajuste salarial de 18%, porém o percentual não vai incidir sobre a remuneração de uma vez só. O Governo do DF vai aumentar os vencimentos, proventos e pensões dos servidores públicos em 6% a cada ano, alcançando os 18% em 2025.

A primeira parcela do reajuste será concedida a partir de 1º de julho de 2023, com pagamento no mês seguinte. O adicional será para todos da administração direta autárquica e fundacional de forma isonômica:

  • servidores públicos ativos;
  • aposentados; e
  • pensionistas civis

O montante pode superar os 18%, uma vez que o aumento incidirá sempre sobre o valor pago no ano anterior. Assim, os 6% de reajuste de 2025 incidem sobre os 6% de 2024, que incidirão sobre os 6% de 2023.

Para a maior parte das categorias do GDF, o último aumento salarial teve previsão legal em 2013, 2014 e 2015. A terceira parcela desse reajuste só foi efetivamente paga em 2022. Em sua rede social, o governador Ibaneis Rocha afirmou que o reajuste foi um compromisso de sua campanha eleitoral, cumprido agora. 

"Já havíamos destravado a 3ª parcela do reajuste [anterior], reajustamos o auxílio alimentação, disponibilizamos o plano de saúde e temos feito uma série de melhorias na carreira de quem trabalha todos os dias por uma cidade cada vez melhor", ressaltou Ibaneis. 

Agora, o projeto de lei com o aumento dos servidores será encaminhado para votação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Segundo o presidente da Casa, o deputado distrital Wellington Luiz, a votação deve ocorrer da forma mais breve possível.

“Os servidores passaram anos e anos sem esse reconhecimento. O governador teve esse cuidado e a CLDF fará a sua parte. Vamos votar o projeto o mais brevemente possível”, pontuou.

+Cerca de 85% têm Imposto de Renda a restituir; Veja calendário de pagamento

Reajuste maior para comissionados

Para os cargos em comissão, o reajuste proposto é de 25%, também com pagamento concedido a partir da folha de pagamento de julho deste ano. A tabela de vencimentos para os cargos comissionados teve sua última atualização em julho de 2011.

De acordo com Ney Ferraz, secretário de Planejamento, Orçamento e Administração, o aumento da remuneração dos cargos comissionados também contempla os servidores efetivos, visto que cerca de 50% dos cargos em comissão são ocupados por servidores efetivos. “Para milhares de servidores, o reajuste final será maior, porque o impacto será no salário efetivo e na representação do cargo comissionado”, contabiliza.

+Greve do Metrô altera rodízio de veículos em São Paulo; Entenda

*com informações da Agência Brasília

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.