MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Seguro de vida sem reajuste para maiores de 60 anos; Entenda projeto de lei

Projeto de Lei em análise na Câmara dos Deputados, busca proteger pessoas com mais de 60 anos de idade contra reajustes no seguro de vida

Idosa sorrindo
Idosa sorrindo - Freepik
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

[email protected]

Publicado em 26/03/2024, às 14h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Projeto de Lei 754/24, em análise na Câmara dos Deputados, visa proteger pessoas com mais de 60 anos de idade contra reajustes exorbitantes nas parcelas do seguro de vida

A proposta altera o Código Civil e visa garantir que aqueles que mantiveram seu vínculo com a seguradora por mais de dez anos não sejam surpreendidos por aumentos excessivos.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Segundo o autor do projeto, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), ao atingir 60 anos, indivíduos que possuem seguro de vida há anos podem presenciar um aumento significativo no valor das parcelas, chegando a multiplicar o valor original por cinco ou até dez vezes.

A proposta se baseia em uma regra já existente na Lei dos Planos de Saúde, que protege os idosos contra reajustes abusivos. O objetivo é oferecer a mesma segurança aos contratantes de seguro de vida, reconhecendo a importância da proteção financeira para essa faixa etária.

+ Governo começa a depositar hoje PIX de R$ 200; Saiba quem tem direito

Saiba como tramita a proposta 

O PL 754/24 tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Normalmente, um Projeto de Lei (PL) tramita na Câmara dos Deputados seguindo algumas etapas específicas. O processo de tramitação envolve várias fases, desde a apresentação do projeto até a sua eventual aprovação ou rejeição. 

Dentre elas, estão a apresentação, o encaminhamento para uma ou mais comissões temáticas. A partir disso, cada comissão irá designar um relator que será responsável por elaborar um parecer sobre o projeto. 

Logo após, o projeto é discutido e votado na comissão que está tramitando. Se aprovado, é encaminhado para a próxima comissão relacionada ao assunto. Após passar por todas as comissões, o projeto é encaminhado para o plenário da Câmara dos Deputados. Lá, os deputados discutem o projeto, apresentam emendas e votam sua aprovação ou rejeição.

Se o projeto for aprovado na Câmara, ele é encaminhado ao Senado Federal, onde passará pelas mesmas etapas de tramitação (comissões, parecer, discussão e votação). Caso o projeto seja aprovado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, ele é enviado ao presidente da República para sanção ou veto.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.