MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Saque FGTS: Caixa libera pagamento extraordinário de até R$ 1 mil para nascidos em janeiro

Os trabalhadores não precisam ir até uma agência da Caixa para realizar o saque FGTS, uma vez que ele está disponível para ser feito por meio do app Caixa Tem

App do saque FGTS
App do saque FGTS - Divulgação

Victor Meira | [email protected]
Publicado em 20/04/2022, às 08h29 - Atualizado às 09h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta quarta-feira (20), a Caixa Econômica Federal inicia a liberação dos recursos extraordinários de até R$ 1 mil para trabalhadores com saldo no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O primeiro grupo de beneficiários para efetuar o saque FGTS é para quem nasceu no mês de janeiro. 

O banco estatal ressalta que o dinheiro estará disponível na conta poupança digital, que pode ser acessada pelo app Caixa Tem (disponível para Android e iOS). Vale lembrar que este dispositivo já é utilizado para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários. 

Diante disso, o saque FGTS pode ser movimentado apenas por este meio. Com o app Caixa Tem, o usuário consegue fazer o pagamento de contas domésticas e a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados. O aplicativo também permite o saque em caixas eletrônicos e a transferência para a conta de terceiros.

+Parcela da população quer usar saque do FGTS para quitar dívidas; saiba mais

Por isso, o trabalhador precisa ficar atento, pois grande parte dos recursos serão disponibilizados por meio do Caixa Tem. O banco informa que o dinheiro será enviado para as contas de 42 milhões de trabalhadores que poderão realizar o saque FGTS. Mas, em caso de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, ele terá de pedir a liberação dos recursos.

Com a informatização de todo o processo, o trabalhador não precisa ir até uma agência da Caixa para efetuar o saque FGTS. Basta apenas entrar no app FGTS (disponível para Android e iOS) e inserir os dados pedidos para consultar os valores.

Além disso, o aplicativo oferece a opção para o trabalhador pedir o crédito em qualquer conta corrente ou poupança de qualquer banco. A possibilidade, contudo, só vale para quem aceitar fornecer a foto de um documento oficial para cadastrar a biometria.

Saque FGTS: confira o calendário de pagamentos

Pelo calendário divulgado em março, a liberação dos recursos segue cronograma baseado no mês de nascimento do trabalhador. O dinheiro será liberado em etapas até 15 de junho, quando recebem os nascidos em dezembro.

Confira o calendário de depósitos:

Mês de nascimentoData da liberação
Janeiro20 de abril
Fevereiro30 de abril
Março4 de maio
Abril11 de maio
Maio14 de maio
Junho 18 de maio
Julho21 de maio
Agosto25 de maio
Setembro28 de maio
Outubro1º de junho
Novembro8 de junho
Dezembro 15 de junho

Retirada do saque FGTS

Outro ponto a que o trabalhador precisa ficar atento é a retirada do dinheiro. Os recursos estarão disponíveis até 15 de dezembro e voltarão para a conta vinculada do FGTS depois dessa data, caso não sejam gastos, retirados ou transferidos para a conta corrente.

O dinheiro não movimentado será restituído ao FGTS com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia, correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.